Que a saga “Harry Potter” se tornou um dos mais populares marcos da cinematografia, não há dúvidas. Isto é, milhões de fãs no mundo todo se aglomeraram em salas de cinema para acompanhar as aventuras do jovem bruxo.
Assim, acredita-se que seria o sonho de qualquer ator participar de uma franquia tão bem sucedida. Afinal, os oito filmes lucraram por volta de U$7.8 bilhões em bilheterias internacionais. No entanto, diversos grandes atores da atualidade quase fizeram parte da saga, tendo que abrir mão de seus respectivos papéis. Conheça quem são estes intérpretes e o porquê acabaram não fazendo parte dos queridos filmes de “Harry Potter”.
Tim Roth recusou o papel de Severo Snape
Anteriormente à chegada do brilhante Alan Rickman no elenco de “Harry Potter”, outro ator, era o favorito para interpretar Severo Snape. Este é, Tim Roth, notável por sua participação em “Pulp Fiction”, “Cães de Aluguel” e “O Incrível Hulk”.
O intérprete contou em entrevista que, ao invés de ingressar no Mundo Mágico, se dedicou ao filme de Tim Burton, “Planeta dos Macacos”, lançado em 2001. Isto porque, achou que se comprometer a um papel tão marcante como o de Snape, acabaria sendo lembrado apenas por ele e não pelo conjunto da obra de sua carreira.
Robin Williams quase foi Remo Lupin (e Rúbeo Hagrid)
Outrossim, um ator que não fez parte da saga foi Robin Williams, célebre pelo seu desempenho em “Gênio Indomável”, “Sociedade dos Poetas Mortos” e “Jumanji”. Mas, neste caso, ele não abriu mão do papel, pelo contrário, mostrou muito interesse em fazer parte do elenco.
Chris Columbus, diretor dos primeiros filmes de “Harry Potter”, contou que Williams entrou em contato para interpretar Remo Lupin, mas foi rejeitado por não ser britânico. Sim, é verdade! Era consenso entre Columbus e J.K. Rowling – criadora da saga –, que o elenco da franquia seria composto apenas por ingleses, para manter sua essência.
Mas não para por aí! A responsável pela seleção das participações nas telonas, Janet Hirshenson, também contou que Robin pediu para interpretar Hagrid, um dos personagens mais queridos da saga, mas, não foi considerado pelo mesmo motivo.
Hugh Grant abriu mão de Gilderoy Lockhart
Por fim, o envolvimento de Hugh Grant em “Harry Potter” é controverso. Isto porque, quando notícias sobre a participação do ator como Gilderoy Lockhart em “Câmara Secreta” começaram a circular, Chris Columbus, diretor do filme, disse: “Eu nem falei com Hugh.”
No entanto, a agente de Grant contou em entrevista: “Infelizmente, Hugh teve que recusar o papel porque ele está comprometido em fazer um filme com Sandra Bullock em fevereiro”.
Agora, se de fato, o ator realmente quase deu vida ao papel, é desconhecido. Contudo, Kenneth Branagh fez um excelente trabalho como o bruxo charlatão, e é difícil imaginar qualquer outro interpretando Lockhart além dele.
Harry Potter e a Pedra Filosofal In Concert
Para quem adora a magia de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o longa ganhará uma exibição na Vibra São Paulo. Enquanto assistem ao clássico da Warner Bros., o público poderá escutar a trilha sonora ao vivo, com a Orquestra Sinfônica Villa Lobos. A apresentação acontece no dia 9 de novembro, às 20h30, na Vibra São Paulo.
Para conferir mais detalhes, clique aqui.
Leia também: Com “Grotesquerie” e Simone Biles, o que estreia nos serviços de streaming nesta semana? (21/10-27/10)