No dia 19 de Agosto, é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Pensando nisso, a Alpha separou três dicas de livros que unem imagens e música.
“A Década do Rock” reúne fotos de Bon Jovi, Aerosmith e outras bandas nos anos 80
Mark “Weissguy” Weiss começou a carreira como fotógrafo ainda adolescente. Ao longo dos anos, ele aprimorou sua técnica e registrou com suas lentes nomes importantes do rock: Van Halen, Aerosmith, Bon Jovi, Debbie Harry e KISS são apenas alguns deles. O norte-americano compilou cerca de 700 fotos tiradas nos anos 80 em um livro chamado “A Década do Rock” e também reuniu na obra entrevistas exclusivas e histórias de bastidores. “O Mark consegue deixar todo mundo relaxado e fazer cinco ou seis pessoas saírem bem na foto ao mesmo tempo, o que não é fácil. Ele é um grande fotógrafo de rock”, disse a vocalista do Blondie.
Bastidores de shows da MPB são destaque em “Portraits 1970-1980”
A fotógrafa baiana Thereza Eugenia trabalhou com Zezé Motta, Simone, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Elza Soares e outros nomes da MPB durante as décadas de 70 e 80. 148 fotos dessa época aparecem no livro “Portraits 1970-1980”, organizado por Augusto Lins Soares e lançado no ano passado. “Fiquei muito feliz com o resultado. Dedico este livro inteiramente aos meus seguidores, porque não existiria sem os pedidos constantes deles ao longo desses anos”, afirmou em entrevista à Revista Continente. Os registros mostram, sobretudo, bastidores dos shows e o cotidiano dos artistas.
“História da música brasileira em 100 fotografias” traz registros raros
Fotos raras e históricas da MPB desde o século 19 até os dias atuais estão reunidas no livro “História da música brasileira em 100 fotografias”, com curadoria de Hugo Sukman e Rodrigo Alzuguir. Imagens de Nelson Cavaquinho e Lupicínio Rodrigues num boteco e de Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes dentro de um ônibus rumo à Belo Horizonte recheiam a obra, acompanhadas de outros registros e textos de especialistas.