A partir desta quinta-feira (30), “Tubarão” (1975) retorna aos cinemas. O clássico de Steven Spielberg que revolucionou o cinema de suspense e inaugurou a era dos blockbusters. A nova exibição celebra os 50 anos de lançamento da obra, que retorna às telonas em versão restaurada e em salas IMAX.
O longa, que marcou gerações e redefiniu o conceito de tensão cinematográfica, acompanha o chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider) em sua tentativa de deter um enorme tubarão branco que aterroriza uma pacata cidade litorânea. A produção, vencedora de três Oscars, incluindo Melhor Trilha Sonora Original para John Williams, tornou-se um marco por seu uso inovador de efeitos visuais e pela icônica música que até hoje é sinônimo de suspense.
O impacto foi tamanho que a produção se tornou a primeira da história a ultrapassar a marca de US$ 100 milhões em bilheteria, consolidando o termo blockbuster como sinônimo de fenômeno cinematográfico.
“Tubarão” é inspirado no romance homônimo de Peter Benchley, lançado em 1974, por volta de um ano antes do filme de Spielberg. A obra literária tem selo da editora Darkside Books no Brasil, edição que conta com tradução da autora brasileira Carla Madeira.
As sessões especiais acontecerão em cinemas selecionados de todo o Brasil. Para mais informações sobre ingressos e programações, clique aqui.
Ver essa foto no Instagram


