Por: Carolina Peliciari
Escolher a nossa profissão nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Algumas vezes precisamos abrir mão de nossas paixões e seguir um caminho diferente. Mas, nem sempre precisa ser assim. Um dos exemplos é a música. Você sabia que existe um curso totalmente voltado para a área?
A Faculdade de Música é um verdadeiro sonho para os apaixonados por essa arte. Confira algumas informações que separamos para você saber um pouco mais sobre o curso:
O curso de música é dividido em dois graus de formação:
Bacharelado: forma profissionais que serão capacitados para atuar nas mais diversas áreas da música, desde produtor, cantor, compositor até em empresas de eventos. O bacharelado tem duração de 4 anos.
O Bacharelado oferece diversas opções de formação, como: canto, composição, regência, harpa, órgão, piano, saxofone, violão, viola e muitos outros instrumentos.
Licenciatura: esse grau de formação permite atuar como professor de educação musical em instituições públicas e privadas, de nível fundamental e médio. O curso tem duração de 3 anos. De acordo com um levantamento divulgado pelo Inep, em 2019, mais de 1 milhão e meio de alunos estão matriculados no curso de música para exercer a profissão como professor.
Os módulos oferecidos nos cursos de música variam de acordo com cada Universidade. Mas, além da parte teórica, como “Fundamentos da Educação”, “Legislação e Direito Autoral”, Música Digital” e “Música no Cinema”, os estudantes também desenvolvem a parte prática como composição, sonorização de shows e edição de vídeos.
Confira algumas instituições que oferecem curso de música:
-Universidade de São Paulo (USP)
-Belas Artes
-FMU
-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mendonça Filho (UNESP)
-Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp)
-Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
-Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
– Universidade Federal do Paraná (UFPR)
– Universidade Federal da Bahia