Vitória: conheça a história real do filme estrelado por Fernanda Montenegro

Nesta quinta-feira (13), “Vitória”, novo longa com Fernanda Montenegro, estreia nos cinemas de todo o Brasil. Assim, Montenegro volta às telonas no auge de seus 95 anos – pouco depois do lançamento de “Ainda Estou Aqui” –, em uma produção original da Globoplay.

O filme foi inicialmente idealizado pelo cineasta Breno Silveira, mas, após seu falecimento devido a um infarto fulminante em 2022, foi passado para Andrucha Waddington, cônjuge de Fernanda Torres e, consequentemente, genro de Montenegro.

A história real de “Vitória”

A trama do longa-metragem “Vitória” segue a história real de Joana Zeferino da Paz – interpretada por Fernanda Montenegro –, ex-empregada doméstica e massoterapeuta que desmantelou um esquema criminoso de tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em 2005, procurando denunciar a conspiração do crime, que ocorria em frente ao seu apartamento, Joana, com 80 anos, capturou, de sua janela, o movimento dos bandidos com uma gravadora paga a prestação.

A denúncia ocorreu por meio do jornalista Fábio Gusmão, interpretado por Alan Rocha, que divulgou a história de Joana no jornal Extra, resultando na prisão de diversos criminosos envolvidos com o narcotráfico na região.

Jurada de morte pelos bandidos traficantes, a idosa foi incluída no Programa de Proteção a Testemunhas e teve seu nome mantido em sigilo, sendo tratada pela mídia publicamente por um codinome: Vitória da Paz ou, simplesmente, Dona Vitória.

Joana, por consequência, mudou-se para Salvador e viveu em resguardo e anonimato. Sua verdadeira identidade foi revelada apenas em 2023, após sua morte aos 97 anos, causada por um acidente vascular cerebral.

Em texto de Fábio Gusmão para O Globo, o jornalista escreve sobre o caso: “Forjada em coragem, Joana da Paz (como é bom escrever sem medo…) se irritava por ser obrigada a viver escondida. Queria o merecido crédito de quem abdicou de uma vida construída com muito esforço, enfrentando a violência desde criança.”

Assista ao trailer de “Vitória” 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados