Você toma banho quente todos os dias? Saiba os perigos do hábito

Você já se perguntou qual é a temperatura ideal para tomar banho? Por mais relaxante e confortável que seja, o hábito de tomar banhos quentes pode ser prejudicial à saúde. Queda de cabelo, pele ressecada e surgimento de acne são algumas das possíveis consequências para as pessoas que optam pelas altas temperaturas no chuveiro.

 

Pele e cabelo são de longe os mais afetados. A epiderme, parte superficial da pele, tem uma camada protetora que é removida quando entra em contato constante com água quente, deixando assim a pele mais exposta. Um grande poder da água quente é dilatar os poros, o que favorece a liberação de glândulas sebáceas, aumentando o risco de coceira e acne. No cabelo, a temperatura elevada age principalmente no aumento da oleosidade, na caspa e na queda, podendo deixar o cabelo sem brilho, fraco e quebradiço.

 

Por outro lado, o banho frio tem benefícios para saúde não só corporal, mas mental também. Ele ajuda na circulação sanguínea, fazendo o sangue chegar mais rápido em todas as áreas do corpo. O banho frio é excelente para a saúde da pele, pois não resseca e nem remove a camada de sua proteção natural, ajudando também a fechar os poros, o que controla a oleosidade. O bom humor também pode ser alterado, a água fria estimula a endorfina, o hormônio da felicidade.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados