Na noite da última terça-feira (6), aconteceu a cerimônia anual do New York Film Critics Circle (Círculo de Críticos de Cinema de Nova York), em que o ator baiano Wagner Moura foi condecorado com o prêmio de Melhor Ator por “O Agente Secreto” e ganhou um drink autoral com seu nome. O filme também foi selecionado como Melhor Filme Internacional.
O New York Film Critics Circle (Círculo de Críticos de Cinema de Nova York) é uma organização de críticos sediados em Nova York fundada em 1935 com o intuito de “homenagear a excelência no cinema dos Estados Unidos e do mundo”.
Anualmente, a organização vota para homenagear filmes lançados no ano anterior. Entre as categorias premiadas estão: melhor filme, diretor, roteiro, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, fotografia, filme de animação e melhor primeira obra.
Na cerimônia, ocorrida na noite da última terça-feira (6), Moura recebeu seu prêmio e discursou em agradecimento. O baiano também recebeu um drink especial no cardápio do evento, o “Wagner Moura-tini”, composto por vodka, purê de lichia e citrus.
#NYFCC Best Actor. It’s Wagner, baby. pic.twitter.com/npoxM2Iqtr
— Siddhant Adlakha (@SiddhantAdlakha) January 7, 2026
Confira a lista completa de condecorados pelo NYFCC este ano:
Melhor Filme
Uma Batalha Atrás da Outra
Melhor Direção
Jafar Panahi, Foi Apenas um Acidente
Melhor Ator
Wagner Moura, O Agente Secreto
Melhor Atriz
Rose Byrne, Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria
Melhor Ator Coadjuvante
Benicio del Toro, Uma Batalha Atrás da Outra
Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Madigan, A Hora do Mal
Melhor Roteiro
Marty Supreme
Melhor Filme Internacional
O Agente Secreto
Melhor Filme de Animação
Guerreiras do K-Pop
Melhor Fotografia
Pecadores
Melhor Documentário
My Undesirable Friends: Part I – Last Air in Moscow
Melhor Primeiro Filme
Eephus
Prêmio Especial
Museu da Imagem em Movimento
Prêmio Especial
Screen Slate
Sobre “O Agente Secreto”
“O Agente Secreto”, dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e mais, estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi condecorado na mostra com os prêmios de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho.
A produção foi selecionada pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil no Oscar de 2026. O filme concorreu com outras 15 produções nacionais, entre elas “O Último Azul” e “Manas”.
“O Agente Secreto” é um suspense que acompanha Marcelo, interpretado por Moura, voltando a Recife, sua cidade natal. Seu retorno, no entanto, não é tão pacífico quanto o esperado, à medida que Marcelo percebe estar sendo vigiado, hospedando-se em um prédio de pessoas juradas de morte.
O filme concorre a três categorias no Globo de Ouro 2026, sendo elas: Melhor Filme (Drama), Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme Internacional.


