Wagner Moura comenta vitória em Cannes e destaca o cinema brasileiro em entrevista a Seth Meyers

Na noite da última segunda-feira (5), o baiano Wagner Moura participou do talk show Late Night with Seth Meyers como parte da campanha internacional do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho – o qual estrela.

A presença de Moura no programa sucede à vitória do longa no Critics Choice Awards, na categoria de Melhor Filme Internacional. O ator também marcará presença no Globo de Ouro, neste domingo (11), em que está indicado na categoria de Melhor Ator (Drama)O Agente Secreto também concorre em Melhor Filme (Drama) e Melhor Filme Internacional.

Durante a entrevista com o comediante Seth Meyers, Moura falou sobre como descobriu sua vitória no Festival de Cannes 2025, na categoria de Melhor Ator: “Eu não estava lá! […] É uma história maluca, porque eu estava gravando um filme na Inglaterra, em Londres. Bem perto [de Cannes], eu poderia ter chegado lá! […] Mas a produção pediu para eu ficar e gravar. […] Meu amigo me ligou, e ele estava assistindo à cerimônia com Kleber Mendonça, o diretor, no palco. Ele estava no palco, e eu falei: ‘O filme ganhou um prêmio!’ E ele me respondeu: ‘Não, você ganhou! Ele está lá aceitando o prêmio por você!’ E eu fiquei: ‘Meu Deus, eu ganhei Melhor Ator em Cannes!’”

Outrossim, o ator ressaltou a importância da visibilidade do cinema brasileiro internacionalmente, após um período político (2018 a 2022, segundo o intérprete) de “ataque a artistas”. “Eles foram muito eficazes ao tentar transformar os artistas no Brasil em inimigos do povo, com esse tipo de composição populista.”

“Ver os brasileiros, desde o ano passado, quando um filme chamado Ainda Estou Aqui — que foi outro filme brasileiro — ganhou um Oscar, ver os brasileiros torcendo por esse filme e vendo esses artistas como pessoas que nos representam, acho isso simplesmente lindo”, concluiu Moura.

Assista à entrevista na íntegra:

Sobre “O Agente Secreto”

“O Agente Secreto”, dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e mais, estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi condecorado na mostra com os prêmios de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho.

A produção foi selecionada pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil no Oscar de 2026. O filme concorreu com outras 15 produções nacionais, entre elas “O Último Azul” e “Manas”.

“O Agente Secreto” é um suspense que acompanha Marcelo, interpretado por Moura, voltando a Recife, sua cidade natal. Seu retorno, no entanto, não é tão pacífico quanto o esperado, à medida que Marcelo percebe estar sendo vigiado, hospedando-se em um prédio de pessoas juradas de morte.

O filme concorre a três categorias no Globo de Ouro 2026, sendo elas: Melhor Filme (Drama), Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme Internacional.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados