“Waterloo”: 3 curiosidades sobre o icônico álbum do Abba

No dia 4 de março de 1974, o ABBA lançou o seu segundo álbum de estúdio “Waterloo”. Além de ter conseguido sucesso com a faixa-título, o disco inclui outras canções notáveis, como “Honey, Honey,” “Hasta Mañana,” e “Dance (While the Music Still Goes On)”.

Para celebrar os 51 anos do projeto, confira abaixo três curiosidades do “Waterloo”:

Faixa-título aborda a Batalha de Waterloo

A faixa título, responsável por dar destaque ao grupo nos Estados Unidos, fala sobre se render ao amor e faz referência à Batalha de Waterloo, conhecida por marcar o fim da Era Napoleônica. Stig Anderson, empresário e também compositor da banda, utilizou o evento histórico como uma metáfora para uma garota que se rendia à um pretendente.

Aliás, vale destacar que a canção venceu o Festival Eurovisão da Canção 1974, o que foi um marco para a Suécia.

“É sobre quatro pessoas querendo mais do que tudo ser um grupo pop e cantar na língua do pop, que é o inglês. E nossa maior inspiração eram os Beatles. Eu acho que ‘Waterloo’ é a tradicional faixa puramente pop”, contou Björn Ulvaeus no programa Deep Hidden Meaning Radio em 2022.

Gravações começaram em setembro de 1973

Um longo artigo publicado no site oficial do Abba compilou curiosidades a respeito do processo de gravação do disco. Conforme explicado, os integrantes começaram a trabalhar no projeto em setembro de 1973, pouco depois de ter concluído uma turnê.

A primeira faixa a ser composta e gravada para “Waterloo” foi “Dance (While The Music Still Goes On), inspirada pelas canções de Phil Spector do início dos anos 1960. Depois, em meados de outubro, as sessões renderam “Suzy-Hang-Around”, “My Mama Said”, “What About Livingstone” e “Honey, Honey”. Então, em novembro e dezembro, os membros finalizaram “King Kong Song” e “Gonna Sing You My Lovesong”. Por fim, cerca de uma semana antes do Natal, o Abba gravou o hit “Waterloo” no Metronome Studio, em Estocolmo.

Foto da capa foi tirada no Castelo de Gripsholm

A foto da capa foi tirada no Castelo de Gripsholm, em Mariefred, Suécia, construído em 1537 pelo rei Gustav Vasa. Aliás, ao fundo, é possível ver o baixista Mike Watson vestido como Napoleão.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados