Na última quinta-feira (21), “Wicked” estreou nos cinemas de todo Brasil e, decerto, já pode ser considerado um sucesso. Afinal, o filme de Jon M. Chu arrecadou, apenas nos Estados Unidos, 114 milhões de dólares em bilheterias (cerca de R$661 milhões na cotação atual da moeda). Assim, “Wicked” se tornou a maior estreia de uma adaptação de um musical da Broadway nos cinemas.
No entanto, no decorrer das 2h40 de duração, o musical deixou várias pistas e referências que o grande público pode ter deixado passar. Dessa forma, selecionamos três momentos que foram easter eggs na trama. Confira!
Os saltos de tornado de Nessarose
Primordialmente, no início do longa, quando os personagens estão chegando na Universidade Shiz, o pai de Elphaba e Nessarose presenteia sua filha mais nova com um par de saltos cravejados de cristais. Estes são equivalentes aos sapatinhos de rubi de “O Mágico de Oz”.
Contudo, no livro original de L.F. Baum, publicado em 1900, os calçados usados por Dorothy são, de fato, prateados. Em 1939, os criadores do filme com Judy Garland optaram por tornar os sapatos vermelhos para que eles se destacassem na tecnologia Technicolor, que dava cor a filmes preto e branco.
Ademais, nota-se que o salto mostrado no longa de 2024 tem o formato de tornado… E como esquecer que: é um tornado que leva Dorothy e seu cachorrinho para Oz!
Nessarose’s crystal shoes in Wicked feature a tornado shaped heel. pic.twitter.com/OGBhnGATGx
— wicked news hub (@wickednewshub) November 16, 2024
Uma música prevê o resto da história?
Outrossim, na canção “Wizard And I”, performada por Cynthia Erivo como Elphaba, a letra deixa algumas pistas sobre o futuro da personagem.
Na música, a bruxa canta: “E eu acabei de ter uma visão, quase como uma profecia; Eu sei, parece realmente louco; E verdade, a visão é nebulosa; Mas eu juro, um dia haverá uma celebração por toda Oz que tem tudo a ver comigo!”.
Ressalta-se então a primeira canção do filme: “No One Mourns The Wicked”. Onde de fato, é mostrado uma celebração na Munchkinland, onde se festeja a morte de Elphaba.
Os sapatos de rubi em “Popular”
Por fim, assim como foi citado, os criadores de “Wicked” optaram por se manterem fiel a obra de L.F. Baum, deixando os icônicos sapatos – que são centrais a “O Mágico de Oz” – prateados.
No entanto, durante um dos pontos focais da personagem Glinda, onde a mesma canta “Popular”, os saltos vermelhos fazem uma pequena aparição.
Sobre “Wicked”
Em síntese, “Wicked” conta a história de suas protagonistas, conhecidas respectivamente como a “Bruxa Má do Oeste” e a “Glinda, a Boa”, e a trajetória de ambas anteriormente à chegada de Dorothy para a terra mágica de Oz, universo célebre por sua presença relevante no clássico “O Mágico de Oz”. No entanto, o filme de 2024 se passa previamente aos acontecimentos do clássico de 1939.
“Wicked” conta com direção de Jon M. Chu e elenco estrelado, encabeçado por Cynthia Erivo e Ariana Grande. Ainda mais, entre os nomes participantes do musical estão Michelle Yeoh, Jeff Goldblum e Jonathan Bailey.
Leia também: Com grandiosidade, “Wicked” desafia a gravidade; saiba tudo