Woody Allen completa 85 anos: confira 6 filmes do diretor com maior bilheteria

Allan Stewart Konigsberg, mais conhecido como Woody Allen, ganhou fama mundial por ser um cineasta, roteirista, escritor, ator e músico norte-americano visionário na sétima arte.

Durante sua carreira, Allen foi indicado vinte e três vezes ao Oscar e conquistou quatro estatuetas, nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor, com o filme “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. Uma curiosidade interessante é que ele é considerado o artista que possui mais indicações aos Oscars de Roteiros do que qualquer outro profissional, totalizando são dezesseis das vinte e três indicações ao prêmio durante sua carreira. 

Além disso, Woody ganhou nove vezes o BAFTA de Cinema e também se apresenta regularmente como um clarinetista de jazz em alguns locais de Manhattan.

Hoje, 01 de dezembro, o diretor comemora o seu aniversário de 85 anos. Por isso, nós elaboramos uma lista com 6 filmes do diretor com maior bilheteria para você ver com a família. 

Confira:

Meia-noite em Paris (2011)

Este longa, lançado em 2011, conta a história de Gil Pender, um jovem escritor em busca da fama. De férias em Paris com sua noiva, ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura. Eles levam Gil a uma viagem ao passado e, quanto mais tempo passam juntos, mais o jovem escritor fica insatisfeito com o presente.

O longa, além de contar com um elenco renomado, como Owen Wilson e Rachel McAdams, também arrematou seis prêmios de eventos, entre eles Oscar, Globo de Ouro, Critics' Choice Award e Writers Guild of America Award, todos na categoria de Melhor Roteiro Original. O filme arrecadou mais de 154 milhões de dólares nas bilheterias ao redor do mundo. Confira o trailer:

Um Dia de Chuva em Nova York (2019)

É evidente que, quando Woody Allen quer, ele é mais do que capaz de criar personagens femininas memoráveis no que se diz respeito a ideais, presença e espaço narrativo. E, uma prova disso é o filme “Um Dia de Chuva em Nova York”, lançado em 2019.

O roteiro mostra a vida do jovem casal Ashleigh e Gatsby que planejam uma viagem romântica a Nova York. Contudo, quando chegam no local, os planos mudam: Ashleigh descobre a possibilidade de fazer uma entrevista com o famoso diretor de cinema Roland Pollard e, Gatsby, acaba encontrando a irmã de uma antiga namorada. Ao longo do passeio, os protagonistas descobrem novas paixões e oportunidades únicas.

A produção, estrelada por Elle Fanning, Selena Gomez e Jude Law, arrecadou 22 milhões de dólares nas bilheterias internacionais. 

Café Society (2016)

Nesta produção, Bobby é um jovem aspirante a escritor, que resolve se mudar de Nova York para Los Angeles. Lá ele deseja ingressar na indústria cinematográfica com a ajuda de seu tio Phil, um produtor que conhece a elite da sétima arte. Após um bom período de espera, Bobby consegue o emprego de entregador de mensagens dentro da empresa de Phil. Enquanto aguarda uma oportunidade melhor, ele se envolve com Vonnie, a secretária particular de seu tio.

Por conta do belíssimo roteiro e de um elenco de renome, como Kristen Stewart, Jesse Eisenberg e Blake Lively, o longa foi capaz de arrecadar 43,8 milhões de dólares e duas indicações aos prêmios ADG Award e Golden Eagle Award.

A Rosa Púrpura do Cairo (1985)

Em uma área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete – interpretada por Mia Farrow – sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento, grosseiro e foge da sua triste realidade assistindo filmes. Mas, ao ver pela quinta vez "A Rosa Púrpura do Cairo" acontece o impossível! Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que interpreta o herói viaja para contornar a situação. No meio da confusão, a moça se vê dividida entre o ator real e o personagem fictício.

Uma curiosidade sobre este longa é que Woody Allen já declarou, em diversas entrevistas que, “A Rosa Púrpura do Cairo” é, entre os filmes que fez, o que ele mais gosta. E não é para menos, a bilheteria mundial da obra acumula 10,63 milhões de dólares. Confira o trailer dessa superprodução dos anos 80:

Manhattan (1979)

Lançado em 1979, “Manhattan” conta a história de Isaac Davis, um roteirista de TV frustrado que está passando por uma crise de meia-idade depois que sua terceira esposa o deixa por uma mulher. Por conta disso, o homem inicia um relacionamento com uma garota muito mais nova, mesmo sabendo que a jovem não é a mulher certa para ele.

Por tratar de um tema recorrente na sociedade, o longa foi capaz de fazer história no cinema, com: BAFTA de Melhor Filme e Melhor Roteiro, César de Melhor Filme Estrangeiro, National Society of Film Critics Award – Melhor Atriz Coadjuvante para Meryl Streep e de Melhor Diretor, New York Film Critics Circle Award de Melhor Diretor, National Board of Review de Melhor Filme e Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano. Além disso, a produção acumulou aproximadamente 40 milhões de dólares nas bilheterias.

Noivo neurótico, noiva nervosa (1977)

Neste filme, o público é apresentado a um humorista judeu e divorciado, que faz análise há quinze anos. Um dia ele se apaixona por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais começam a aparecer e afetar os sentimentos de ambos.

“Noivo neurótico, noiva nervosa” foi um dos maiores sucessos da carreira de Woody, já que o longa arrematou 4 estatuetas do Oscar, indo desde Melhor Filme até Melhor Diretor. A obra caiu no gosto dos espectadores e arrecadou 38,8 milhões de dólares. Confira o trailer:

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados