Não restam dúvidas que a A24 é um dos mais prolíficos estúdios cinematográficos da atualidade. Continuamente produzindo filmes e séries vencedores dos mais notáveis prêmios da indústria, como Oscars, Globos de Ouro, Emmys e BAFTAs. Surpreendentemente, a produtora é relativamente nova, completando 12 anos de fundação no dia 20 de agosto.
Ademais, o Rotten Tomatoes é um site que calcula centenas de avaliações feitas pela crítica especializada em relação a algum projeto audiovisual específico. A classificação é dada como “tomate podre” caso menos de 60% sejam positivas e “tomate fresco”, caso sejam positivas.
Dessa forma, o Rotten Tomatoes reuniu uma lista com o propósito de elencar os melhores filmes da A24, segundo seu método de avaliação. Quando os filmes coincidem em aprovação geral, prevalece o qual tem o maior número de avaliações. Confira abaixo:
10. Amy (2015)
Primordialmente, em décima posição, com 96% de aprovação dos críticos, o documentário “Amy” estreou no Festival de Cannes em 2015. O longa dirigido por Asif Kapadia, conta a história da cantora britânica Amy Winehouse, quatro anos após sua morte. Acumulando não só um Oscar de Melhor Documentário, mas também um Grammy de Melhor Filme Musical, a obra é considerada um dos melhores documentários do século XXI, pela IndieWire.
Confira a sinopse: “Imagens de arquivo e depoimentos pessoais apresentam um retrato íntimo da vida e carreira da cantora e compositora britânica Amy Winehouse.”
9. Aftersun (2022)
O longa de estreia da diretora Charlotte Wells conta partes de sua própria história. Com 96% de aprovação, o filme se tornou um dos mais aclamados do seu ano de lançamento. O protagonista, Paul Mescal, foi indicado a Melhor Ator no Oscar. No entanto, a premiação deixou a obra de fora de outras categorias. O jornal Los Angeles Times, classificou a carência de indicações na premiação como uma contínua “omissão do Oscar em relação a diretoras mulheres”.
Confira a sinopse: “Em um resort de férias decadente, Sophie, de 11 anos, valoriza o tempo raro com seu pai amoroso e idealista, Calum . À medida que um mundo da adolescência se insinua à vista, além de seus olhos, Calum luta sob o peso da vida fora da paternidade. Vinte anos depois, as ternas lembranças de Sophie de suas últimas férias se tornam um retrato poderoso e comovente de seu relacionamento, enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conheceu, no magnífico e profundamente emocional filme de estreia de Charlotte Wells.”
8. Projeto Flórida (2017)
Em oitavo lugar na lista, com 96% de aprovação crítica está o drama de Sean Baker, que estreou no Festival de Cannes. O ator Willem Dafoe recebeu indicações para o Oscar e para o Globo de Ouro nas categorias coadjuvantes. Já Brooklyn Price, que tinha por volta de sete anos quando o longa foi lançado, venceu o Critics Choice Awards como Melhor Ator/Atriz Jovem.
Confira a sinopse: “Ambientada na sombra do lugar mais mágico da Terra, Moonee, de 6 anos, e suas duas melhores amigas criam suas próprias aventuras, enquanto a mãe esforçada de Moonee e um gerente de motel bondoso protegem as crianças da dura realidade que as cerca.”
7. Earth Mama (2023)
O mais recente lançamento da lista “Earth Mama”, tem 97% como nota no Rotten Tomatoes. O longa é uma produção independente, bem como é uma adaptação do curta-metragem “The Heart Still Hums” (“O Coração Ainda Cantarola” em português), da mesma diretora, Savanah Leaf – em parceria com a atriz Taylor Russell. A diretora, tal como as produtoras, venceram o BAFTA – premiação considerada o “Oscar britânico” – da categoria ‘Estreia Extraordinária de um Escritor, Diretor ou Produtor Britânico’.
Confira a sinopse: “Com dois filhos em um orfanato, Gia, uma mãe solteira grávida que enfrenta o sistema, luta para recuperar sua família. Em sua comunidade unida na Bay Area, ela trabalha para construir uma vida para si e para seus filhos.”
6. The Farewell (2019)
O longa roteirizado e dirigido por Lulu Wang é uma semi-autobiografia da cineasta. Com 97% de nota de aprovação dos críticos, o filme rendeu a sua protagonista, Awkwafina, um Globo de Ouro por seu desempenho como Melhor Atriz em uma comédia ou musical. Assim como foi indicado para Melhor Filme Estrangeiro na mesma premiação.
Confira a sinopse: “A família de Billi retorna à China sob o pretexto de um casamento falso para se despedir furtivamente de sua amada matriarca — a única pessoa que não sabe que tem apenas algumas semanas de vida.”
5. Marcel, a Concha de Sapatos (2021)
A única animação do Top 10, conta com 98% de aprovação dos críticos. “Marcel, a Concha de Sapatos” é assinado por Dean Fleischer Camp, e tem seu protagonista dublado por Jenny Slate. O longa é uma junção das técnicas de live action e motion stop e recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Animação.
Confira a sinopse: “Marcel é uma adorável concha de uma polegada de altura que leva uma existência colorida com sua avó Connie e seu fiapo de estimação, Alan. Antes parte de uma comunidade de conchas, eles agora vivem sozinhos como os únicos sobreviventes de uma tragédia misteriosa. Mas quando um documentarista os descobre entre a desordem de seu Airbnb, o curta-metragem que ele publica online traz a Marcel milhões de fãs apaixonados, bem como perigos, sem precedentes e uma nova esperança de encontrar sua família há muito perdida. Um personagem amado tem sua estreia na tela grande nesta história hilária e comovente sobre encontrar conexão nos menores cantos.”
4. Minari: Em Busca da Felicidade (2020)
Em quarto lugar, sob direção de Lee Isaac Chung, Minari marcou 2020 como um dos filmes mais aclamados do ano, ficando com o total de 98% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes. O longa recebeu seis indicações ao Oscar, e conquistou o de Melhor Atriz Coadjuvante para Youn Yuh-jung. Assim como, saiu vitorioso do único Globo de Ouro para o qual foi nomeado, de Melhor Filme Estrangeiro.
Confira a sinopse: “Uma história terna e arrebatadora sobre o que nos enraíza, Minari acompanha uma família coreano-americana que se muda para uma pequena fazenda no Arkansas em busca do seu próprio sonho americano. A casa da família muda completamente com a chegada da sua avó astuta, boca suja, mas incrivelmente amorosa. Em meio à instabilidade e aos desafios desta nova vida nas acidentadas Ozarks, Minari mostra a resiliência inegável da família e o que realmente faz um lar.”
3. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
Sob direção de Barry Jenkins, o drama tem a nota de 98% e é uma adaptação da peça arquivada do roteirista Tarell Alvin McCraney, chamada “Moonlight Black Boys Look Blue” (“Meninos negros ao luar parecem azuis” em português). O filme acumulou oito indicações ao Oscar, levando a de Melhor Roteiro Adaptado, bem como a mais distinta delas, a de Melhor Filme – protagonizando uma das gafes mais faladas do ano, quando entregaram ao elenco de “La La Land” o prêmio erroneamente.
Confira a sinopse: “Um olhar sobre três capítulos definidores na vida de Chiron, um jovem negro que cresce em Miami. Sua jornada épica para a masculinidade é guiada pela gentileza, apoio e amor da comunidade que o ajuda a criá-lo.”
2. Oitava Série (2018)
Em segundo lugar, temos “Oitava Série”, a estreia diretorial de Bo Burnham, que acumula 99% de aprovação dos críticos. O longa se inscreveu para competir no Grande Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Sundance de 2018. Já sua estrela, Elsie Fisher, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por seu desempenho no papel principal. No entanto, o filme é considerado pela plataforma GoldDerby um dos grandes “esnobados” do Oscar em seu ano de lançamento.
Confira a sinopse: “Kayla, de treze anos, enfrenta a onda da adolescência suburbana contemporânea enquanto atravessa a última semana do ensino fundamental — o fim de seu até então desastroso oitavo ano.“
1. Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
A estreia diretorial solo de Greta Gerwig – a mesma diretora de Barbie (2023) – se tornou um dos mais aclamados longas da história da plataforma. Com 99% das críticas positivas, o filme acumulou 5 indicações ao Oscar, incluindo as de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz. Ademais, o filme venceu dois Globos de Ouro, sendo eles os de Melhor filme – comédia ou musical e Melhor atriz – comédia ou musical.
Confira a sinopse: “Uma adolescente vive um relacionamento amoroso, porém turbulento, com sua mãe obstinada ao longo de um último ano do ensino médio agitado e comovente.”