CULTURA & ENTRETENIMENTO

20 de junho, Dia Internacional do Surfe

Entre nessa onda e saiba mais sobre o esporte

Por: Yuri Sena
20/06/2021 - São Paulo

20 de junho, Dia Internacional do Surfe

Hoje, 20 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Surfe. Esta data foi criada em 2004 pela Surfrider Foundation. 


Por todo o mundo existem várias iniciativas onde se celebra o estilo de vida praiano e encoraja surfistas de todos os países a devolver aos oceanos tudo o que esse esporte proporciona, seja através de limpezas de praia ou outras atividades que promovem a preservação dos mares.


O grande objetivo deste dia é frisar a cultura de vida do surfe, mas também chamar a atenção para a proteção ambiental das praias e dos oceanos, principal fator do esporte. 


Só a grande elite do esporte compete o torneio mundial, que é dividido em dois grupos: o WCT, que são os melhores, e o WQS, a divisão mais baixa, de acesso à elite do surfe.


Campeonato Mundial de Surfe


O torneio é formado por 11 etapas, que são disputadas no formato eliminatório. No campeonato masculino, há 34 surfistas na elite do surfe.


Com o passar de cada etapa, eles recebem outros 2 surfistas, que são convidados ou participam de um torneio classificatório. Com 36 surfistas ao todo, cada etapa tem 7 fases.


O Brasil cresceu muito ao longo dos anos, muitos atletas surgiram e apareceram no cenário mundial, competindo grandes torneios e vencendo o título principal do esporte.


Além disso, o esporte vai estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que acontecem em 2021, devido à pandemia de Covid-19. Apenas a modalidade “mais tradicional” do surfe será disputada, que é o shortboard, praticado com pranchas de um tamanho médio de cinco pés e onze polegadas, é a modalidade mais popular do esporte e estará na disputa no Japão.


No torneio inaugural do surfe na história dos Jogos Olímpicos, serão vinte atletas de cada gênero na chave. Eles serão divididos em cinco baterias de quatro competidores no primeiro round, com o primeiro e segundo colocados avançando direto para o Round 3, enquanto os terceiros e quarto colocados terão uma segunda chance no Round 2. 


A disputa será na praia de Tsurigasaki, em Chiba, a 64 km de Tóquio, entre os dias 26 e 29 de julho! Como a modalidade depende de condições climáticas, não é certo que a final olímpica acontecerá na data programada. O torneio tem uma janela de até o final dos Jogos para definir seus campeões.

Veja também

Especial olímpico traz curiosidades de cada esporte presente nos jogos de 2021
OLIMPÍADAS

Especial Olimpíadas 2021: Futebol

Especial olímpico traz curiosidades de cada esporte presente nos jogos de 2021

02/08/2021 - São Paulo

Confira grandes nomes da música nordestina, essenciais para a cultura brasileira.
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Semana da Cultura Nordestina

Confira grandes nomes da música nordestina, essenciais para a cultura brasileira

02/08/2021 - São Paulo

6 estreias nos streamings em Agosto
CULTURA & ENTRETENIMENTO

6 estreias nos streamings em Agosto

As principais plataformas de filmes trazem novidades no catálogo

01/08/2021 - São Paulo