PETS

5 dicas para deixar a casa mais segura para pets

Confira alternativas para os bichinhos seguirem saudáveis

Por: Yuri Sena
08/01/2021 - São Paulo

Pets

Os animais de estimação são membros da família que necessitam de muita atenção e cuidado. Quem tem essas “fofurinhas” em casa sabe como eles são ativos e curiosos, o que pode acabar causando acidentes. Com isso, é fundamental conhecer maneiras de deixar a casa mais segura e acessível para os pets. Veja 5 dicas para manter sua casa adaptada para estes melhores amigos. Confira:  


Cuidado com a fiação


Os bichos de estimação acham uma verdadeira brincadeira morder fios, e se enrolarem com eles por aí. O grande problema são os fios de eletrodomésticos e, principalmente, os elétricos. Ao mordê-los, o pet pode rasgar a proteção externa e se expor a uma descarga elétrica. Para evitar qualquer tipo de acidente, o ideal é que os fios fiquem fora do alcance, utilizando separadores ou os posicionando no alto, fora do seu alcance.




Escadas Adaptadas 



Se na sua casa há escadas, saiba que o esforço repetitivo de subir os degraus pode prejudicar a saúde do pet. Isso porque, ao fazer o movimento várias vezes ao dia, ele pode lesionar a coluna e articulações. Contudo, o mais correto é optar por implementar alguma rampa alternativa ou adicionar um tecido nas escadas que possa amortecer o impacto. Se o seu animalzinho tem o costume de subir na cama ou no sofá, o mesmo procedimento deve ser feito, pois o impacto da descida também pode causar problemas na coluna. 



Comodo acessível 



Uma ótima dica é a utilização de portões infantis para restringir alguns espaços dos pets de forma temporária. Eles podem ser colocados em escadas, lavanderias ou corredores para evitar o acesso a lugares perigosos. 



Cultive plantas amigas



Você pode ter em casa algumas plantas que possam ser nocivas à saúde do animal. Por isso, é importante identificar quais as espécies devem estar longe do alcance do pet, pois há risco da ingestão das folhas e, caso sejam tóxicas, há risco de doenças, como uma intoxicação alimentar. Algumas plantas são amigas dos animais domésticos, entre elas: a samambaia americana, grama de alpiste, trigo ou aveia, flor de maio, rosas e temperos. 



Atenção ao piso


Alguns pisos são extremamente escorregadios para os pets, então opte sempre investir em assoalhos de cerâmica ou porcelanato, pois esses são materiais que reduzem ruídos e facilitam a limpeza, além de evitar possíveis acidentes.


Veja também

MENOPAUSA
WELLNESS

A importância da atividade física em todas as idades

Exercícios podem ajudar na diminuição do estresse e da retenção de líquidos

19/01/2021 - São Paulo

Vacinação no país começa nesta segunda-feira, segundo Ministério da Saúde
CORONAVÍRUS

Vacinação no país começa nesta segunda-feira, segundo Ministério da Saúde

Eduardo Pazuello esteve presente na cerimônia de distribuição da Coronavac

18/01/2021 - São Paulo

Sorrir reduz estresse e pode aumentar o sistema imunológico
WELLNESS

Dia do Riso: Especialistas citam benefícios para o bem-estar

Sorrir reduz estresse e pode aumentar o sistema imunológico

18/01/2021 - São Paulo