NOTÍCIAS

6 filmes brasileiros famosos no exterior

Lista reúne sucessos como “Central do Brasil” e “Que Horas Ela Volta?”

Por:
05/11/2020 - São Paulo

6 filmes brasileiros famosos no exterior

Por: Carolina Peliciari


Certamente todos nós já assistimos a um filme brasileiro e nos apaixonamos pela história. E, acredite, isso também acontece com os espectadores estrangeiros. Por isso, para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro, selecionamos seis filmes nacionais que fizeram muito sucesso e tiveram fama internacional. Confira:


Que Horas Ela Volta?


O longa “Que Horas Ela Volta” teve estreia mundial, antes mesmo de chegar ao Brasil. A produção estreou no início de 2015, no Sundance Film Festival, em Utah, nos Estados Unidos. 


Protagonizado por Regina Casé, o longa narra a história de Val, uma pernambucana que se muda para São Paulo para conseguir condições melhores para ajudar a filha nos estudos. 


Chegando na capital, ela passa a trabalhar como empregada de uma família de classe alta. Após treze anos trabalhando no local, a filha de Val, Jéssica, vai para São Paulo a fim de conseguir estudar e prestar a prova para o vestibular. Embora os patrões aceitem a filha da empregada, o filme retrata os preconceitos existentes entre a família e a filha de Val. 



Central do Brasil


Outro grande sucesso nacional que não poderia ficar de fora da lista é o filme “Central do Brasil”, protagonizado por Fernanda Montenegro. O longa foi indicado a duas categorias no Oscar, incluindo de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, em 1999. 


Na trama, Fernanda interpreta o papel de Dora, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, até que um certo dia uma de suas clientes é assassinada e o filho dela fica sozinho. 


Diante disso, Dora decide cuidar do menino e juntos embarcam em uma viagem ao Nordeste, em busca do pai do garoto.



Cidade de Deus


Lançado em 2002, o filme “Cidade de Deus” recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. A produção mostra o desenvolvimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro nos anos 80. O longa acompanha a vida do garoto Buscapé e retrata sua jornada em busca de seguir a carreira de fotógrafo e não viver do crime.



Aquarius


Estrelado por Sônia Braga, o filme conta a história de uma jornalista que mora em um dos prédios mais antigos da cidade do Rio de Janeiro. Ao longo da narrativa, a mulher se vê obrigada a enfrentar as tentativas de uma construtora em destruir o edifício, que tem como objetivo construir um outro empreendimento no local. Em 2016, o longa foi indicado à Palma de Ouro, em um dos festivais mais importantes do mundo, o Festival de Cannes.



Bacurau 


“Bacurau” fez um sucesso enorme no exterior. O longa conquistou o “Prêmio do Júri” no Festival de Cannes, de 2019, além de ter participado de mostras internacionais como o Festival de Nova York.


O longa retrata a história de um pequeno povoado do sertão brasileiro, que percebe movimentações estranhas, com a chegada de estrangeiros à região e drones sobrevoando o local. 


Aos poucos, os moradores percebem que Bacurau não consta mais no mapa e se dão conta de que estão sendo atacados. Diante disso, a população busca formas de impedir o avanço dos estrangeiros.



O Menino e o Mundo 


O longa de animação “O Menino e o Mundo” narra a história do garoto Cuca que, após ver o pai sair de casa em busca de melhores oportunidades de trabalho na capital, decide ir atrás dele. Durante a jornada, ele se depara com uma sociedade marcada pela desigualdade e pobreza. A produção concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2016. Mesmo não tendo vencido, o longa estreou em mais de oitenta países. 


Veja também

MENOPAUSA
WELLNESS

A importância da atividade física em todas as idades

Exercícios podem ajudar na diminuição do estresse e da retenção de líquidos

19/01/2021 - São Paulo

Vacinação no país começa nesta segunda-feira, segundo Ministério da Saúde
CORONAVÍRUS

Vacinação no país começa nesta segunda-feira, segundo Ministério da Saúde

Eduardo Pazuello esteve presente na cerimônia de distribuição da Coronavac

18/01/2021 - São Paulo

Sorrir reduz estresse e pode aumentar o sistema imunológico
WELLNESS

Dia do Riso: Especialistas citam benefícios para o bem-estar

Sorrir reduz estresse e pode aumentar o sistema imunológico

18/01/2021 - São Paulo