8 filmes e documentários incríveis para os amantes de arte

Títulos como “Frida” e “Tales By Light” estão disponíveis na Netflix

8 filmes e documentários incríveis para os amantes de arte

Por: Carolina Peliciari


Filmes e documentários são sempre uma ótima oportunidade para você conhecer mais e se atualizar sobre diversos assuntos. Pensando nisso, fizemos uma lista com oito títulos para quem é apaixonado por arte e cultura. As produções contam um pouco sobre a vida e as obras de grandes artistas como Frida Kahlo, Van Gogh e Maud Lewis. Confira:


Tales By Light



Que tal conhecer vários lugares do mundo e ver belas paisagens sem sair de casa? O documentário Tales By Light” é dividido em episódios que retratam as aventuras de cinco fotógrafos e cinegrafistas que viajam ao redor do mundo a procura de fotos incríveis.


O Festival de Cores no Himalaia e um vulcão inativo na Nova Guiné são algumas das imagens que você pode conferir na série, que já tem três temporadas. 



Abstract: The Art of Design



A série-documental “Abstract” mostra a rotina de alguns dos designers mais importantes e criativos do mundo. A produção tem como objetivo mostrar como o design está presente no cotidiano e como ele pode influenciar a vida a nossa volta. A série tem duas temporadas que já estão disponíveis na Netflix. 



Escada para o Céu - A arte de Cai Guo-Qiang



O documentário mostra a rotina e os espetáculos pirotécnicos do artista chinês, Cai Guo-Qiang. No decorrer da produção, os espectadores têm a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de Guo-Qiang, que foi o responsável pela apresentação de fogos-de-artifício na abertura das Olimpíadas de 2008, na China.



Frida



O longa acompanha a vida de uma das pintoras mais importantes da história, a mexicana Frida Kahlo. Além de mostrar a vida pessoal da artista, como o casamento com o pintor Diego Rivera, a produção também mostra algumas das principais obras de Frida, que é considerada a primeira artista surrealista da América Latina. 



Com amor, Van Gogh



Lançado em 2017, o filme de animação sobre a vida de Van Gogh foi a primeira produção criada a partir da pintura. A produção conta a história de Armand Roulin que encontra uma carta escrita por Van Gogh para o irmão. Decidido a encontrar o rapaz, Armand embarca em uma viagem para a cidade de Arles, na França, para entregar a carta para irmão do pintor. Diante disso, ele inicia uma investigação para descobrir se Van Gogh realmente cometeu suicídio ou não.



Maudie: Sua Vida e Sua Arte



O longa é uma biografia da pintora canadense Maud Lewis, que acompanha as dificuldades enfrentadas pela artista desde criança. Por ter sido diagnosticada com uma doença congênita, a família de Maud não acreditava em seu talento e a menosprezava. A produção acompanha a história de superação da pintora, que se tornou um dos nomes mais importantes para a folk art. 



O Que Aconteceu com Anthony Lister?



O documentário, lançado em 2017, mostra a vida e a carreira do artista contemporâneo Anthony Lister. O australiano, conhecido principalmente pelas obras criadas no campo da arte urbana, tem sua história contado por meio de uma produção, que além de retratar os problemas pessoais vividos pelo artista, mostra os incríveis trabalhos criados por ele. 



A Vida e a Arte de Stanislaw Szukalski



O documentário original da Netflix mostra a história do escultor polonês Stanislaw Szukalski, radicado nos Estados Unidos. A produção acompanha a vida e a trajetória de Szukalski, descoberto por artistas na cidade de Los Angeles, além de mostrar as incríveis obras do artista.