A carreira de 52 anos de Ruth Rocha na literatura infantojuvenil

Neste domingo (18), é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data não foi escolhida por acaso. Neste dia, em 1882, nascia o escritor paulista Monteiro Lobato, que é considerado pioneiro e pai da literatura infantil brasileira.

A escritora infantojuvenil Ruth Rocha completou, neste ano, 52 anos de carreira. Em conversa com a Alpha, ela conta sobre como começou a escrever, além de revelar que sua grande inspiração foi – e é até hoje – Monteiro Lobato. "Eu tinha um avô que era contador de histórias e eu ficava encantada com aquilo, então tenho certeza que me influenciou. Ele também me fez gostar da leitura do Lobato. Eu lia muito os livros do Monteiro Lobato e gostava muito", conta. 

Aos 90 anos, Ruth tem mais de 200 livros lançados em 25 idiomas, entre crônicas e contos, buscando sempre atingir o mesmo objetivo, que é a alfabetização e educação de crianças. "Todo escritor que escreve para criança, tem influência na infância. É muito importante que as crianças leiam e é importante que leiam vários autores. Meu primeiro livro falava de preconceito, então já mostra com o que eu me preocupava". 

Sobre quais dicas ela dá para quem quer fazer da escrita seu objetivo maior de vida, o conselho é único: "leia, leia muito e leia mais ainda". 

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados