MÊS DA MULHER

Associação promove empoderamento e ajuda mulheres

ONG Nova Mulher oferece oficinas e atividades para público feminino

Por: Vanessa Rabello
01/03/2021 - São Paulo

ONGs

No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Como é uma data de extrema importância, principalmente em tempos em que a mulher mostra ainda mais o seu papel na sociedade, preparamos matérias especiais para todo o mês. 



Hoje nossa pauta é sobre uma ONG voltada para reduzir as desigualdades de gênero e a prevenção e combate à violência contra a mulher, que tem como intuito resgatar o empoderamento. Esta é a ONG Nova Mulher. Criada em 2015 e localizada no território da Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, o espaço oferece oficina e cursos de geração de renda, estimulando o empreendedorismo e cooperação. 


Maria Regina Victoriano, socióloga e diretora da instituição, conta que o público-alvo são mulheres a partir de 16 anos da região, mas que atendem qualquer mulher que procurar a ONG. 


Além das oficinas, o local oferece atividades de desenvolvimento pessoal, formação de gênero e estímulo à cidadania e atendimento individual com orientação sócio-jurídica sobre os diretos em geral e sobre a relação a violência doméstica e de gênero.


“Os principais e os mais concorridos são os cursos de geração de renda da área da Beleza: manicure e pedicure, assistente de cabelereiro(a), design de sobrancelhas, depilação, entre os principais. São cursos que oferecem uma capacitação num tempo relativamente curto e que proporcionam possibilidades de geração de renda em seguida da formação.”, afirma Maria Regina. 


A ONG, que não recebe nenhum tipo de recurso público, participa de editais de financiamentos de projetos para organizações realizados por algumas empresas e institutos, mas a concorrência é grande. “Ganhamos nosso primeiro edital no fim do ano de 2020, para compra de materiais para cursos, mas é um apoio financeiro de uma única vez.”, relata a socióloga. 


A diretora da instituição conta que já foram estabelecidas diversas parcerias pontuais com empresas de diversos portes para diferentes ações, como arrecadações de itens para o Brechó, campanhas de doação de material de limpeza e descartáveis, entre outras. 


“Nossa sustentabilidade, em quase 6 anos de existência, tem sido baseada em 3 pilares: voluntariado, doações e parcerias”, conta Maria Regina.


thumb-1
FBB4DDC6-583B-4007-9A0C-D27A2FB0E147
thumb-1
C9F7AB02-2C88-4EF6-A695-1E74A357FD53


Leia mais: 6 biografias de mulheres fortes e inspiradoras


Veja também

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades
CORONAVÍRUS

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades

Gestão também informou sobre a imunização de funcionários do setor de transporte

20/04/2021 - São Paulo

imagem divulgação
ALPHA SOCIAL

Ação da Cidadania ajuda mais de 22 milhões de brasileiros

ONG já distribuiu 45 mil toneladas de alimentos

20/04/2021 - São Paulo

Enxaqueca: saiba como lidar
WELLNESS

Enxaqueca: saiba como lidar

Dores de cabeça frequentes atingem cerca de 30 milhões de brasileiros

20/04/2021 - São Paulo