NOTÍCIAS

Brasil tem maior taxa de transmissão de Covid-19 desde maio

Acompanhamento do Imperial College aponta que o ritmo de contágio está em 1,3

Por: Vanessa Rabello
24/11/2020 - São Paulo

imagem divulgação

O monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido, a taxa de transmissão do novo coronavírus para esta semana no Brasil é a maior desde maio. De acordo com o relatório, divulgado nesta terça-feira, dia 24, mostra que o índice está em 1,30.


Isso significa que a cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130 pessoas. Pela margem de erro das estatísticas, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 145 ou 86.


O ritmo de contágio é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus, quando é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e agrava a doença. Entre o final de setembro e o final de outubro, o Brasil ficou abaixo de 1 por cinco semanas seguidas, mas voltou a ficar acima de 1 no início deste mês.


Ontem, a Organização Mundial da Saúde anunciou que a “aposta mais segura” para algumas famílias será não realizar reuniões familiares neste Natal e Ano Novo para impedir a disseminação do vírus.


A líder técnica da OMS, Maria Van Kerkhove destacou que “em algumas situações, a difícil decisão de não ter reunião familiar é a mais segura.”


Vacinas



Nesta terça-feira (24), a Rússia anunciou que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya contra a Covid-19, teve eficácia “acima de 95%”, 21 dias após a segunda dose e 42 dias após a primeira. Os dados ainda são preliminares e não foram publicados em revista científica.


Segundo o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia, que financiou o desenvolvimento do imunizante, cada dose custará menos de US$ 10 no mercado internacional e serão necessárias duas doses para a imunização.


Ontem, a AstraZeneca informou que sua vacina, desenvolvida juntamente com a Universidade de Oxford, pode ter cerca de 90% de eficácia e que vai submeter os resultados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pedira autorização emergencial no Brasil 


Já os estudos da Fase 3 da Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, atingiu o número mínimo de infectados pela covid-19, o necessário para o início da sua fase final.


No último dia 19, chegou no aeroporto de Guarulhos, o avião com o primeiro lote de doses do imunizante e, ainda neste mês, o Butantan espera receber 600 litros de matéria-prima da Sinovac para iniciar a produção local da vacina. 

Veja também

Bruno Mars Maroon 5 Paralamas do Sucesso Justin Bieber Jão
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Bruno Mars, Maroon 5 e Paralamas do Sucesso lançam clipes inéditos

Jão e Justin Bieber também divulgaram novos hits

05/03/2021 - São Paulo

Pets Comedouros Elevados
PETS

Entenda a importância dos comedouros elevados para pets

Inclinação ao se alimentar provoca uma sobrecarga nas articulações

05/03/2021 - São Paulo

Pato Fu
CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Paulo Para Crianças: Pato Fu apresenta show online no Diversão em Cena ArcelorMittal

Banda utiliza instrumentos musicais de brinquedo e em miniatura para o show

05/03/2021 - São Paulo