WELLNESS

Como praticar exercícios simples em casa?

Além de passar o tempo, exercícios ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Por: Yuri Sena
18/05/2021 - São Paulo

Como praticar exercícios simples em casa?

Em tempos de isolamento social, a recomendação é ficar em casa. Mas isso não quer dizer que você precisa ficar parado e abandonar os exercícios físicos. Praticar atividades físicas é importante para manter a saúde do corpo em dia e ainda eliminar o sedentarismo e a ansiedade durante a quarentena. 


 A seguir confira alguns exercícios que podem ser feitos em casa de maneira simples. 


Burpee Em pé 



Com as pernas afastadas na lateral do quadril, flexione os joelhos e agache. Apoie as mãos no chão e "jogue" os pés para trás, ficando em posição de flexão de braços. Volte e estenda o corpo, dando um salto para cima com as mãos estendidas acima da cabeça. Repita o movimento de forma contínua.


Abdominal 



 O ideal é que você se sente no chão. Apoie as mãos no chão ao lado do tronco e erga as pernas. Incline o corpo para trás e estenda as pernas para a frente. Depois, mova o tronco para a frente e ao mesmo tempo flexione os joelhos, aproximando-os do peito. Repita o movimento sem parar.


Agachamento



Ideal para definir os glúteos e as coxas, o agachamento é um exercício fácil de se fazer em casa. Existem diversos tipos de agachamento e, em casa, é possível fazer a modalidade simples. 


Abdominal supra



Deite de barriga para cima e flexione suas pernas. Os braços devem ficar atrás da cabeça. Eleve o seu tronco até retirar as escápulas do chão e retorne novamente à posição inicial. Faça este exercício por 30 vezes.


Exercícios na escada



Se a sua casa tiver escada, utilize-a em prol da sua saúde. Faça 3 séries de subidas e descidas. Dependendo da quantidade de degraus, faça de 10 a 15 repetições.


É importante fazer uma subida cadenciada e também sem pausas. Além disso, calce tênis com amortecimento, justamente para evitar problemas nos joelhos.


Pular Corda 



O ideal é pular corda por meio de séries de 3 minutos cada. Inicialmente, comece fazendo 2 séries de 3 minutos e com a prática, vá aumentando a quantidade de séries. Este tipo de exercício pode ser feito em qualquer lugar, caso você tenha que viajar, basta levar a corda na mala, por exemplo.

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