Confira dicas incríveis do São Paulo Para Crianças

Dicas para você curtir: Planetário Ibirapuera, Parque Sabina muito mais!

Confira dicas incríveis do São Paulo Para Crianças

DINOSSAUROS, PINGUINS E EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS: SABINA, EM SANTO ANDRÉ, É LOCAL CERTO PARA SE DIVERTIR APRENDENDO!


Dinossauros, pinguins, planetário, oficinas criativas e experiências científicas. Quem tem criança em casa sabe que qualquer um desses itens faz a alegria da garotada! Então imagina um passeio que une tudo isso! Esse lugar é a Sabina Escola Parque Conhecimento e Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, que fica em Santo André.


Os ingressos custam a partir de R$10 (meia entrada), mas para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, crianças de 0 a 5 anos e pessoas com deficiência a entrada é gratuita.


Com 24 mil m² dedicados a estimular a curiosidade científica em crianças e jovens, o Sabina é um verdadeiro laboratório, onde o visitante pode vivenciar, experimentar e testar descobertas que marcaram a trajetória humana, como a gravidade, a eletricidade e a viagem espacial. Além da música, a arte e outras atividades culturais que nos representam.


E o que você encontra por lá?


O local é dividido por setores, cada um direcionado à uma área do conhecimento. Confira:


Sala da terra


Nesse espaço há atividades elaboradas para permitir uma experiência sensorial e interativa sobre a evolução do Universo. Também podem ser observados os efeitos da ação do ser humano sobre a Terra e seus recursos e a tecnologia aplicada à busca da sustentabilidade. A garotada confere no local um relógio do sol, relógio de areia, globo terrestre, mapa gigante, fúria da natureza, NOC – Núcleo de Observação do Céu, relógio indígena e planetário.


Sala da Vida


Nesta área da Sabina, a viagem pelo conhecimento é programada para permitir uma visão rápida, porém deslumbrante, da diversidade de seres de hoje e do passado. A garotada confere no local dinossauros, fósseis, sítio paleontológico, tanque de observação, aquário, pinguinário, serpentário, conquiologia e nave simuladora.


Ciência e Tecnologia


A interpretação dos processos físicos naturais e sua aplicação para o bem-estar da humanidade estão distribuídas nesse setor. São experimentos além de instrumentos musicais, misturando a arte e a ciência. Lá você encontra Experimentos de Óptica, Experimentos de Mecânica, Experimentos de Termodinâmica, Experimentos de Eletricidade e Magnetismo, Experimentos de Acústica, Braço Robótico, Homem Virtual, Mundo Microscópico, Jogos Matemáticos e Cérebro – Sala das Percepções.


Arte e Comunicação


Artistas sempre utilizaram recursos tecnológicos, dos pigmentos naturais ao computador, para se expressar. Hoje as ciências utilizam recursos artísticos para representar fenômenos, das células às galáxias. Além dos instrumentos musicais, exposições temporárias aprofundarão a relação entre arte e ciência. No local você encontra o Salão de Exposições Temporárias, Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea, Pinacoteca de Santo André, Instalações Musicais e uma tenda sensorial para crianças de até 3 anos.


Jardim Sensorial


A ideia de criar um jardim sensorial surgiu para compor uma aula verdadeiramente acessível, onde todos pudessem usufruir do espaço de forma igualitária, para trabalhar os sentidos, a botânica, o micromundo e a cidadania, para o alcance de todos.


Mobilidade Urbana


O Espaço é destinado à realização de atividades lúdicas e pedagógicas de educação para o trânsito, onde são transmitidas aos visitantes noções básicas de segurança e a importância de se adotar sempre comportamentos seguros no trânsito. Sempre com uma linguagem simples, acessível e adequada a cada faixa etária.


Para quem ama explorar temas sobre a galáxia, vale conferir as atrações do Planetário. Considerado o mais moderno do Brasil, o planetário Johannes Kepler possui um sistema de projeção óptico e digital que reproduz quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.


As apresentações têm capacidade para 230 pessoas e duram aproximadamente 40 minutos. São duas sessões por dia, às 11h, com programação voltada para o público infantil, e às 15h, com conteúdo mais indicado para o público infanto-juvenil e adulto


Atenção! Não há lanchonete no local. Quem for, pode levar o próprio lanche e comer no refeitório. O estacionamento é gratuito.


thumb-1
sp_para_crianças-sabina-escola-parque (1)
thumb-1
sp_para_crianças-sabina-escola-parque
thumb-1
sp_para_crianças-sabina-escola-parque-2-800x534


PARQUE ECOLÓGICO DO GUARAPIRANGA REALIZA TRILHAS COM OLHOS VENDADOS PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL


Ter contato com a natureza é fundamental para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável. No entanto, a rotina da capital nem sempre permite que as famílias tenham acesso a esse tipo de atividade. Mas para quem está disposto a  viver uma experiência totalmente diferente daquilo que estamos acostumados, vale a pena conhecer a “Trilha da Vida”, um trilha sensorial pelo Parque Ecológico do Guarapiranga em que o percurso é feito com os olhos vendados com o auxílio de monitores. A atração é gratuita e voltada para todas as idades!


O objetivo da trilha é fazer com que os participantes tenham um contato maior com a natureza e explorem seus outros sentidos ao realizar o percurso com os olhos fechados. O caminho também é percorrido com os pés descalços. Não é obrigatório, mas o interessante desta atividade é ter o maior contato possível com a natureza, percebendo a diferença das sensações sentidas no contato dos pés e das mãos com o meio.


O trajeto é curto e não exige esforço físico dos visitantes, portanto podem participar pessoas de todas as idades. Caso os pais não queiram fazer a trilha, as crianças podem fazer sozinhas com os monitores. Mas o legal mesmo é realizar a atividade em família e poder trocar as experiências conquistadas. Antes e depois da trilha, é feita uma roda de conversa para que todos possam compartilhar o que sentiram durante a atividade. No total, a atração dura cerca de 2h.


O percurso pode ser feito com qualquer tipo de roupa, mas a recomendação dos monitores é que os visitantes usem trajes leves. Neste calor, não esqueça também de proteger as crianças com protetor solar e repelente para insetos.


Para participar da “Trilha da Vida”, entre em contato com o Parque Ecológico do Guarapiranga pelo telefone (11) 5517-6707 ou no e-mail peguarapiranga@ig.com.br e agende a visita. As turmas podem ser formadas por familiares, amigos, grupos escolares, entre outros. O limite é de até 15 pessoas.


O Parque Ecológico do Guarapiranga fica localizado no Jardim Riviera, Zona Sul de São Paulo, e foi inaugurado no ano de 1999 com o objetivo de preservar a fauna e a flora da região. O local possui uma área de 250 hectares com trilhas, uma biblioteca, o Museu do Lixo e o núcleo de Educação Ambiental.


thumb-1
sp_para_crianças-trilha-da-vida-3-800x450
thumb-1
sp_para_crianças-trilha-da-vida-1-800x533
thumb-1
sp_para_crianças-trilha-da-vida-e1579203677871-800x482


VAMOS AO PARQUE VER AS ESTRELAS? PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA PROMOVE “VIAGEM ESPACIAL” EM MEIO À NATUREZA


Que tal um passeio no Parque do Ibirapuera para ver as estrelas e os planetas? Não nos confundimos, estamos falando do Planetário do Ibirapuera, que fica escondido em meio a um dos maiores pedaços de mata verde da cidade. O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil, inaugurado em 1957, e abriga 300 pessoas por sessão, quando é possível ver o céu da capital paulista sem toda a poluição que a rodeia.


Confira algumas das atrações que a família pode conferir:


A Janela Mágica (infantil) – Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Na aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, as constelações e muito mais. Faixa etária: Indicada para crianças de 5 a 12 anos. Parceria: Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Vagas: 190. Grátis!


 


Planetas do Universo – Astrônomos já encontraram mais de 3 mil planetas ao redor de outras estrelas. A possibilidade de vida fora da Terra continua uma hipótese difícil de comprovar, dadas as enormes distâncias que nos separam desses planetas. Até agora, as descobertas mais recentes sobre os planetas fora do Sistema Solar só reforçam o quão única é a Terra. Uma oportunidade para refletir sobre o papel de cada um na preservação do planeta para as futuras gerações. Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos. Duração: 1 hora. Vagas: 190. Grátis!


Olhar o Céu de São Paulo outra vez – Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. A ideia é explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de janeiro de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada. Faixa etária: Destinada ao público de todas as idades. Duração: 50 minutos. Vagas: 190. Grátis!


Sessão de cúpula contemplativa – Voyager: uma longa jornada rumo às estrelas – A sessão apresenta sons e imagens relacionadas às sondas Voyager 1 e Voyager 2. Lançadas ao espaço em 1977, as sondas exploraram os planetas gigantes gasosos do Sistema Solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e algumas de suas luas. Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos. Duração: 40 minutos. Vagas: 190. Grátis!


Visita guiada – inicialmente são apresentados os computadores e projetores usados para produzir e apresentar as sessões do Planetário. Em seguida, visitamos os instrumentos astronômicos expostos nas proximidades dos prédios da EMA e do Planetário: a rosa dos ventos, o relógio de Sol e a esfera armilar. Seguimos para conhecer os telescópios e outros objetos expostos no saguão da EMA. Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos. Ingressos: As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada. Grátis!


A programação mensal sempre recebe atrações novas, vale consultar o site do Planetário para conferir!


Atenção: como a maioria das atrações acontecem no escuro e duram cerca de uma hora, vale conversar com os pequenos para prepará-los para que possam apreciar o grande espetáculo de luzes e projeções luzes e projeções no teto, que dão a impressão de um céu de verdade!


O local, que é muito visitado por excursões escolares, também é palco de palestras e debates sobre temas ligados à astronomia. O Planetário funciona somente aos fins de semana, com quatro sessões diárias e gratuitas, às 10h, às 12h, às 15h e 17h. A distribuição de senhas acontece uma hora antes de cada sessão e a capacidade máxima é 300 pessoas.


Durante as férias escolares, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, o Planetário funciona de quarta à domingo e feriados, nos mesmos horários.


ATENÇÃO! A atração é recomendada para crianças a partir de 5 anos, mas é necessário apresentar de documento de identidade ou Certidão de Nascimento.


thumb-1
PLANETARIO
thumb-1
planetario-2-600x375


TEM FÃ DO SONIC AÍ? CORRIDA DO SONIC LEVA PERSONAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ARENA DO PARQUE VILLA-LOBOS


Tem fãs de games aí? O ouriço azul mais famoso do mundo vai se juntar à criançada para uma aventura eletrizante, no Parque Villa-Lobos. É a Corrida do Sonic, que acontece no dia 16 de fevereiro, domingo, das 7h30 às 12h. O percurso contará com intervenção de personagens e obstáculos para ficar ainda mais divertido. As inscrições  vão até 13 de fevereiro e você pode aproveitar desconto do São Paulo para Crianças de 20%. É necessário estar no dia do evento com 30 minutos de antecedência do horário da prova.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI: https://ter.li/te6oq1


Na hora  de comprar o ingresso, cada integrante ganha um kit personalizado, que pode ser premium (número de peito, camiseta do evento, boné do Sonic, medalha de participação) ou simples (número de peito e medalha de participação). As medalhas serão entregues pós-prova. O kit deverá ser retirado pelo próprio atleta inscrito na modalidade, mediante apresentação do comprovante de inscrição e de um documento original com foto. As datas e horários da retirada do kit ainda não foram divulgadas.


Com percursos de dois e cinco quilômetros, o circuito é para crianças e adultos, e é dividido em categorias conforme a idade. Além disso, antes de cada corrida começar tem o aquecimento na arena. A caminhada  Walk & Kids de dois quilômetros é livre para todas as idades. Porém, crianças e adolescentes menores de 16 anos precisam estar acompanhados pelos responsáveis. Essa modalidade não é competitiva, então todos que cruzarem a linha de chegada são vencedores e receberão a medalha.


Já na modalidade Fast Run, com cinco quilômetros,  haverá premiação especial com troféu para os cinco primeiros colocados no masculino e feminino. A corrida individual Run For Fun,  com a mesma quilometragem, não tem caráter competitivo. Para participar de ambos os circuitos é necessário ser maior de 16 anos. Quem for mais novo e quiser correr precisa levar no dia do evento uma autorização dos pais ou responsáveis por escrito com firma reconhecida, acompanhado de uma cópia do RG dos pais ou responsáveis.


Para quem não conhece, Sonic é um jogo japonês famoso criado pela Sega. A principal habilidade do protagonista é concentrada na velocidade para derrotar o antagonista da série, Dr. Eggman, um cientista maluco que deseja controlar o mundo. O filme da franquia chega ao Brasil no dia 13 de fevereiro.


PROGRAMAÇÃO


Bateria 8h – 5K – Fast Run – Corrida cronometrada


Bateria 9h – 5K Run For Fun – Corrida não competitiva 


Bateria 10h – 2K Caminhada – Walk & Kids – Crianças e adultos


thumb-1
sp_para_crianças-sonic-run
thumb-1
sp_para_crianças-sonic-run-1


Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em janeiro de 2020. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos.

r