NOTÍCIAS

Conheça a história de 8 autores brasileiros de livros infantis

Eva Furnari, Ruth Rocha e Maurício de Sousa estão na lista

Por:
19/12/2020 - São Paulo

ruth rocha eva furnari

Por: Nicole Defillo


Incentivar as crianças a criarem um hábito de leitura é essencial para que cresçam sempre desenvolvendo a criatividade e a curiosidade, além de aumentar o repertório literário e de palavras diferenciadas. Pensando nisso, nós elaboramos uma lista para você e seu filho conhecerem a história de 8 autores brasileiros de livros infantis.


Confira:


Eva Furnari


Eva Furnari nasceu em Roma, na Itália em 1948. Contudo, a escritora veio para São Paulo aos dois anos, junto com sua família. Desde criança ela gostava muito de desenhar e, com isso, Eva decidiu cursar arquitetura na Universidade de São Paulo (USP). 


Em meados da década de 1980, Eva havia deixado o trabalho no Museu Lasar Segall e estava em busca de novos desafios. A ideia, a princípio, não era criar livros próprios, mas ilustrar trabalhos de outros autores, até que a editora Ática encomendou quatro livros inteiros de uma tacada só. As obras foram bem recebidas e, aos poucos, os livros próprios se multiplicaram junto com os trabalhos de ilustração. Seus maiores sucessos são os livros: “A Bruxinha Atrapalhada”,  “Felpo Filva” e “Não Confunda”


Ana Maria Machado


Ana Maria Machado nasceu em Santa Teresa, Rio de Janeiro, em 24 de dezembro de 1941. Ela estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no MoMa de Nova York, e participou de salões e exposições individuais e coletivas no país e no exterior, enquanto fazia o curso de Letras na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.


Há 35 anos, Ana Maria vem exercendo intensa atividade na promoção da leitura e fomento do livro, através de consultorias, seminários da UNESCO e como vice-presidente do International Board on Books for Young People. Ela já recebeu 3 Prêmios Jabuti e vários outros no país e no exterior. Entre os sucessos de venda da autora, estão os livros “Menina Bonita do Laço de Fita”, “Bisa Bia Bisa Bel” e “História Meio ao Contrário”.


Maurício de Sousa


Mauricio Araújo de Sousa, nascido em 27 de outubro de 1935, é cartunista, empresário e escritor brasileiro. Ele é considerado um dos mais famosos desenhistas do Brasil, além de ser o criador do universo da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras. 


Em 1963, Mauricio de Sousa criou a personagem Mônica. Contudo, antes dela, o ilustrador já havia criado o Cascão e o Cebolinha. Em 1970, decidiu lançar a revista da Turma da Mônica, chamada então de “Mônica e sua turma”. Desde os anos 70, mais de 200 mil exemplares foram publicados na editora Abril. Entre os títulos publicados estão: “Turma da Mônica - Lendas Brasileiras”, “Turma da Mônica - Fábulas Inesquecíveis” e muitos outros!


Ruth Rocha


Ruth Machado Lousada Rocha, nascida em 2 de março de 1931, é uma escritora brasileira de livros infantis. Ela também é membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38. Ruth formou-se em sociologia política e começou a trabalhar como orientadora educacional em um colégio no ABC Paulista. 


“Palavras, muitas palavras”, seu primeiro livro infantil, saiu em 1976. Seu estilo direto, coloquial, altamente expressivo e muito libertador, ajudou — juntamente com o trabalho de outros autores — a mudar para sempre a cara da literatura escrita para crianças em território nacional. Com o passar dos anos, Ruth passou a colecionar muitos sucessos, como “Marcelo, Marmelo, Martelo”, publicado em mais de setenta edições diferentes e acumula mais de vinte milhões de exemplares vendidos.


Eliana Martins


Nascida em São Paulo, no bairro do Bexiga, Eliana Martins é escritora infanto-juvenil, roteirista e autora de peças de teatro. Durante sua carreira, Eliana já ganhou alguns prêmios, como APCA, Altamente Recomendável da FNLIJ e foi finalista do Prêmio Jabuti em 2008. 


Seus livros mais conhecidos são: “A Vizinha Antipática Que Sabia Matemática”, “Segredos” e “A Maldição do Filme”, publicado em maio de 2018. 


Rafael Calça


Rafael Calça, de 36 anos, é um ilustrador e roteirista brasileiro de histórias em quadrinhos. Ele já produziu ilustrações para diversos livros e revistas, incluindo publicações das editoras Abril, Ática, Globo, LeYa e Moderna. Além disso, Rafael também já participou de coletâneas de quadrinhos como “Front e Quebra-Queixo: Techonorama”.


Rafael é um dos ilustradores modernos mais conhecidos nacionalmente, uma vez que já arrematou o Prêmio Jabuti de Histórias em Quadrinhos e foi indicado ao Prêmio Jabuti para Livro do Ano, em 2018. Suas obras dedicadas ao público infanto-juvenil mais conhecidas são: “Jeremias ‑ Pele”, “Crônicas da Terra da Garoa” e “Jockey”.


Pedro Bandeira


Pedro Bandeira de Luna Filho é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Ao longo de sua carreira, ele já recebeu vários prêmios como o Troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. 


No auge dos seus 78 anos, Pedro participou de entrevista exclusiva para a Alpha FM e contou sobre sua carreira e sobre seus maiores sucessos, como “A Droga da Obediência”, “A Marca de uma Lágrima” e “Pântano de Sangue”.


Mario Quintana


Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Ele fez as primeiras letras em sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Anos depois, o escritor trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna.


Contudo, somente em 1940 Mário lançou o seu primeiro livro de várias poesias, intitulado “A Rua dos Cataventos”. Em 1966, foi publicada a sua “Antologia Poética”, com sessenta poemas, lançada para comemorar seus sessenta anos de idade. No mesmo ano ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1980, Mario Quintana recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Veja também

Bruno Mars Maroon 5 Paralamas do Sucesso Justin Bieber Jão
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Bruno Mars, Maroon 5 e Paralamas do Sucesso lançam clipes inéditos

Jão e Justin Bieber também divulgaram novos hits

05/03/2021 - São Paulo

Pets Comedouros Elevados
PETS

Entenda a importância dos comedouros elevados para pets

Inclinação ao se alimentar provoca uma sobrecarga nas articulações

05/03/2021 - São Paulo

Pato Fu
CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Paulo Para Crianças: Pato Fu apresenta show online no Diversão em Cena ArcelorMittal

Banda utiliza instrumentos musicais de brinquedo e em miniatura para o show

05/03/2021 - São Paulo