Conheça os benefícios da música clássica para os bebês

Efeito Mozart pode ajudar no sono e na concentração das crianças

Conheça os benefícios da música clássica para os bebês

Por: Nicole Defillo


Você já ouviu falar sobre o Efeito Mozart? Durante a década de 1990, um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia concluiu que, ao ouvir música clássica, mais da metade dos voluntários da pesquisa se saíram melhores em testes cognitivos do que as pessoas que não tiveram o estímulo. 


Por conta da imensa repercussão da pesquisa, em 1998, o governador da Geórgia, nos Estados Unidos, fez uma propostas para que as mães deixassem a maternidade com gravações de músicas clássicas, para que o bebê tenha um melhor desenvolvimento durante a infância.


Até este momento, não havia nenhum estudo que comprovasse a eficácia para a melhora do sono dos pequenos. Contudo, no ano de 2008, o psicólogo Laszlo Harmat publicou uma pesquisa que constatou que as crianças e os adolescentes que ouviram esse estilo de música antes de dormir, obtiveram uma melhor noite de sono. 


Mesmo com todas as pesquisas e indícios, até hoje, não se pode afirmar que todas as pessoas tenham o mesmo resultado. Apesar disso, é importante destacar que cada criança pode responder de uma maneira, seja relaxamentos, maior concentração e até mesmo melhora na qualidade do sono.