WELLNESS

Contato com natureza colabora para saúde mental

Psicóloga explica os benefícios para adultos e crianças

Por: Larissa Martin
16/03/2021 - São Paulo

Contato com natureza colabora para saúde mental

O constante contato com ambientes externos e a natureza vem sendo associado a diversos benefícios para a saúde do ser-humano, como a melhora no desenvolvimento cognitivo e físico. Essa relação ganha cada vez mais força entre a comunidade científica, que já conta com estudos sobre os benefícios que a exposição à natureza pode trazer, principalmente para aqueles que vivem em centros urbanos.


"Ela [natureza] reduz os níveis de estresse, ansiedade, compulsão e os sintomas da depressão", conta a psicóloga especialista em atendimento clínico Marilene Kehdi. "Estar em contato, apreciar, contemplar, desfrutar, sentir o cheiro, respirar o ar, pisar na terra e nas folhas secas, causam sensação de vitalidade, bem estar e relaxamento", completa. 


Segundo um estudo publicado na revista britânica Nature, no ano de 2019, duas horas por semana em contato com a natureza já são capazes de promover um aumento na sensação de bem-estar, melhora do humor e alívio dos sintomas de depressão, por exemplo. "Áreas verdes provocam um efeito calmante e restaurador, por isso, quanto mais espaços verdes nas grandes metrópoles, onde o nível de estresse e ansiedade são muito altos nas pessoas, maior o impacto positivo para a saúde física e mental e para a qualidade de vida". 


Por isso, para os que vivem em grandes cidades, onde a quantidade dessas áreas é menor, é necessário criar adaptações no espaço residencial e, também, corporativo. "A dica é manter dentro de casa e, se possível, no ambiente de trabalho, alguns vasos com plantas e flores de sua preferência, e reservar um horário do dia somente para cuidar delas, focando toda sua atenção no que está fazendo", explica. "Os efeitos são terapêuticos. Aproveite para ensinar as crianças a plantarem e cuidarem das plantas, flores, frutos e hortas", diz a psicóloga.


No caso de bebê e crianças, que estão em fase importante de desenvolvimento, os benefícios são ainda maiores: podem ajudar a despertar boas emoções, diminuem a hiperatividade, melhoram a respiração, entre outros. "É fundamental levá-las, sempre utilizando máscaras e respeitando as orientações do Ministério da Saúde, em virtude da pandemia, para passear nos parques, ao ar livre, ver os pássaros, respirar o ar puro, conhecer e aprender sobre a natureza. Isso colabora com o desenvolvimento neuropsicomotor, além de enriquecer a imaginação e criatividade", explica Marilene. "O contato com a natureza é 'tudo de bom', para todas as pessoas de todas as idades". 

Veja também

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades
CORONAVÍRUS

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades

Gestão também informou sobre a imunização de funcionários do setor de transporte

20/04/2021 - São Paulo

imagem divulgação
ALPHA SOCIAL

Ação da Cidadania ajuda mais de 22 milhões de brasileiros

ONG já distribuiu 45 mil toneladas de alimentos

20/04/2021 - São Paulo

Enxaqueca: saiba como lidar
WELLNESS

Enxaqueca: saiba como lidar

Dores de cabeça frequentes atingem cerca de 30 milhões de brasileiros

20/04/2021 - São Paulo