Dia da Consciência Negra: 6 filmes sobre a vida de cantores negros

“Ray Charles”, “Tina” e “Jimi - Tudo a Meu Favor” são alguns dos destaques

Dia da Consciência Negra: 6 filmes sobre a vida de cantores negros

Por: Nicole Defillo


Hoje, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, criada em 2003, homenageia o dia da morte do líder quilombola, Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão no nordeste durante o período colonial nacional. 


Um dos pilares do Dia da Consciência Negra é a importância da reflexão sobre posição dos negros na sociedade. Afinal, as diferentes gerações de afro-brasileiros ainda sofrem com diversos níveis de preconceito. 


E, para exaltar a igualdade e a diversidade, nós elaboramos uma lista com 6 filmes sobre a vida de cantores negros famosos mundialmente. Confira:


Get on Up - A História de James Brown (2015)



Biografia do icônico cantor, dançarino e compositor, James Brown (1933-2006), o longa retrata a vida do artista, indo desde sua infância pobre na Carolina do Sul, os abusos que sofreu e a prisão que enfrentou, até tornar-se o "pai do soul" e um dos músicos mais influentes da história da música mundial.


O protagonista é interpretado por Chadwick Boseman (1976-2020), sendo ele o eterno Pantera Negra, da Marvel Studios. Por conta de sua brilhante atuação, a produção foi indicada para cinco categorias em 3 premiações diferentes, como NAACP, Prêmio NME e Prêmio do Sindicato dos Atores.



A voz suprema do blues (2020)



“A Voz Suprema do Blues” é um filme, com previsão de lançamento para 25 de novembro de 2020, dirigido por George C. Wolfe, escrito por Ruben Santiago-Hudson e produzido por Todd Black, Denzel Washington e Dany Wolf. Além da renomada equipe de produção, o longa é baseado na peça homônima, de 1984, escrita pelo dramaturgo norte-americano August Wilson.


A trama se passa na cidade de Chicago em 1927, e conta a história de um ambicioso trompetista, interpretado por Chadwick Boseman, determinado a impulsionar sua carreira - ainda que enfrente uma tensão entre os músicos da banda da lendária cantora ‘Ma’ Rainey, personagem de Viola Davis.


Confira o trailer divulgado pela Netflix:



Ray Charles (2004)


A produção, lançada em 2004, retrata a turbulenta história do gênio musical Ray Charles, que apesar de ser deficiente visual desde a infância, conquistou seu espaço na indústria musical. A audácia e o talento incomparável do artista o transformou em um fenômeno nas turnês e nos estúdios, mas as drogas, mulheres e lembranças ruins afetaram muito sua vida pessoal.


O filme, considerado uma das melhores obras biográficas, coleciona indicações e estatuetas nos mais renomados prêmios, entre eles NAACP Image Award de Melhor Filme, Oscar de Melhor Ator e BAFTA de Cinema de Melhor Ator - ambos para o ator principal, Jamie Foxx.



Tim Maia (2014)



Este longa mostra a vida problemática e a trajetória musical do cantor e compositor Tim Maia (1942-1998). Além disso, o público tem a possibilidade de conhecer como foi a infância do astro no Rio de Janeiro até sua morte prematura, aos 55 anos de idade.


Por conta de um elenco de peso, como Babu Santana, Alinne Moraes e Robson Nunes, o filme arrematou o três categorias do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, sendo elas: Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Confira o trailer dessa mega produção nacional:



Jimi - Tudo a Meu Favor (2013)



Este drama biográfico se baseia na vida do jovem músico Jimi Hendrix, que se tornou uma lenda do rock mundial e do festival Woodstock. A história do longa se passa entre anos de 1966 e 1967, quando sua carreira estava prestes a decolar.


Com uma bilheteria de quase cinco milhões de reais, o filme não poderia ter sido menos do que um sucesso. Por conta disso, ele foi um dos indicados do Prêmio Independent Spirit de Melhor Ator, para André Benjamin, NAACP Image Award de Melhor Diretor em um Filme e Melhor Filme Independente. 



Tina (1993)



“Tina”, lançado em 1993, retrata a trajetória de vida de uma das cantoras mais influentes e importantes da década de 70, Tina Turner, desde quando ela era apenas uma menina do Tennessee com seus grandes sonhos, até se tornar uma estrela do pop e disco internacional. 


A trama passa por diversos momentos da vida da artista, como o casamento conturbado de Tina com seu mentor Ike Turner, e a luta para se libertar do comportamento abusivo dele devido às drogas. Confira o trailer dessa superprodução norte-americana: