CULTURA & ENTRETENIMENTO

Dia do Compositor celebra grandes nomes mundiais

Com sensibilidade, artistas transformam indústria da música

Por: Larissa Martin
15/01/2021 - São Paulo

Dia do Compositor celebra grandes nomes mundiais

A música emociona, acalma, alegra e faz parte do cotidiano. Quem nunca parou para ouvir uma canção triste em um dia que não estava se sentindo tão bem, que atire a primeira pedra. A verdade é que, desde que a música surgiu, o ser-humano embala os momentos da vida com trilhas sonoras especiais.   


E, claro que, por trás de uma boa canção, há um grande compositor, um artista de tamanha sensibilidade, que sabe escolher as palavras certas para cada criação. O Dia Mundial do Compositor é comemorado nesta sexta-feira (15), e surgiu na década de 80 para homenagear todos os músicos, como forma de valorização do trabalho e esforço desses artistas para compor e escrever importantes produções mundiais.


Normalmente, relacionamos o intérprete como sendo o dono de determinada canção, mas nem sempre quem está cantando foi quem escreveu. Alguns profissionais, por exemplo, preferem se dedicar a compor apenas um determinado gênero, já outros, passeiam por infinitos estilos musicais. Pensando nisso, separamos alguns grandes nomes do mercado que, além de grandes artistas performáticos, são respeitados compositores. Confira:


Tom Jobim


O artista escreveu algumas das mais notáveis canções da Música Popular Brasileira e da Bossa Nova, como Garota de Ipanema, Águas de Março e Chega de Saudade. Produziu, ainda, ao lado de outros renomados artistas, como Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Pela Luz Dos Olhos Teus, por exemplo, é uma composição de Vinícius de Moraes, e que ficou famosa no dueto feito entre Jobim e Miucha. 



 


Caetano Veloso


O baiano, além de ser uma das maiores vozes brasileiras, é também um letrista de destaque, com 5 composições na lista das 100 Maiores Músicas Brasileiras, da revista Rolling Stone Brasil. Destaque no movimento Tropicalismo, que surgiu no Brasil na década de 60, se consagrou referência na MPB. Entre suas maiores composições, destacam-se Domingo no Parque, Vaca Profana, Sampa e Panis Et Circencis. As duas primeiras são interpretadas por Gal Costa e, a última, criada ao lado de Gilberto Gil, ganhou grande destaque ao ser cantada por Os Mutantes, no final da década de 60. 



 


Nando Reis


Nem é preciso dizer que o artista é um fenômeno na criação de hits. Muitas das músicas cantadas por Cássia Eller, por exemplo, foram escritas por Nando, como Luz Dos Olhos, Segundo Sol, Relicário e All Star. O ex-Titã escreveu também canções para o Skank, como as famosas Sutilmente e Resposta. Jota Quest, Cidade Negra, Marisa Monte e a própria banda Titãs, deram voz à diversas letras produzidas pelo paulista. 



 


Maria Gadú


Desde 2009, a cantora paulista está entre os maiores nomes da Música Popular Brasileira sendo que, o seu primeiro hit Shimbalaiê, foi composto quando a artista tinha apenas dez anos. Durante a carreira, já fez parcerias com outros nomes de destaque, como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ana Carolina, Gilberto Gil, Tiago Iorc... A lista é extensa! Entre as principais composições, estão Bela Flor, Dona Cila e João de Barro



 


Roberta Campos


Em 2008, a artista lançou o seu primeiro álbum Para Aquelas Perguntas Tortas, composto e produzido por ela mesma, de forma independente. Hoje, com a carreira disparada, já foi indicada ao Grammy Latino 2016, na categoria "Melhor Álbum de MPB", com o disco Todo Caminho é Sorte, e é um dos nomes que aparecem em destaque no time de grandes cantoras da Música Brasileira. Entre as principais composições, estão De Janeiro a Janeiro, Minha Felicidade e Sete Dias



 


Whitney Houston


Somando mais de 300 milhões de álbuns vendidos ao redor do mundo, a artista é considerada até hoje uma das melhores vocalistas de todos os tempos. Ela foi, além de cantora, grande compositora e atriz, sendo a mais premiada da história, com mais de 400 vitórias em inúmeras premiações. Entre as mais conhecidas canções compostas por Whitney Houston, estão I Will Always Love You, I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me), I Have Nothing e Greatest Love of All



 


John Lennon e Paul McCartney


Ao falar de composições, é impossível não citar dois dos maiores nomes mundiais da indústria musical. Os ingleses foram responsáveis por inúmeras composições de destaque quando faziam parte dos Beatles. Entre elas, estão Instant Karma, Imagine, Yesterday, Let It Be, Hey Jude, que fazem sucesso até a atualidade. 



 


Bruce Springsteen


O influente cantor, compositor e guitarrista norte-americano começou a carreira entre a década de 60 e 70 e, até os dias de hoje, concorre a prêmios importantes, tendo já conquistado vinte Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar. Suas composições passeiam entre o universo Pop, Country e Rock, sendo um dos mais respeitados da indústria. Bruce compôs grandes hits como, Born In The USA e Dancing In The Dark



 


Bob Dylan


Robert Allen Zimmerman aprendeu a tocar piano e guitarra sozinho e, ao longo da vida escolar, formou várias bandas de rock. Foi em 1959 que entrou para a universidade e começou a atuar como Bob Dylan em diversos clubes pequenos. O americano já foi considerado o segundo melhor artista de todos os tempos pela revista Rolling Stone e já ganhou até o Prêmio Nobel de Literatura, em 2016, aclamado pelo lirismo em suas composições e livros. Sua canção Like a Rolling Stone já foi considerada a melhor de todos os tempos. 


Veja também

Bruno Mars Maroon 5 Paralamas do Sucesso Justin Bieber Jão
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Bruno Mars, Maroon 5 e Paralamas do Sucesso lançam clipes inéditos

Jão e Justin Bieber também divulgaram novos hits

05/03/2021 - São Paulo

Pets Comedouros Elevados
PETS

Entenda a importância dos comedouros elevados para pets

Inclinação ao se alimentar provoca uma sobrecarga nas articulações

05/03/2021 - São Paulo

Pato Fu
CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Paulo Para Crianças: Pato Fu apresenta show online no Diversão em Cena ArcelorMittal

Banda utiliza instrumentos musicais de brinquedo e em miniatura para o show

05/03/2021 - São Paulo