Dia do Músico: conheça 6 profissionais que fizeram história

Rita Lee, Elza Soares e Djavan são alguns dos destaques da lista

caetano veloso e rita lee

Por: Nicole Defillo


Hoje, 22 de novembro, é comemorado o Dia do Músico em todo território nacional, mas você sabe o que torna esta data tão especial? Antes do dia fazer uma homenagem a esses profissionais, 22 de novembro era conhecido como o “Dia de Santa Cecília”, já que ela é, para os cristãos, a santa padroeira dos músicos. 


Por quê “Dia de Santa Cecília”?


De acordo com os pesquisadores, Cecília nasceu no ano de 200 d.C e veio a falecer no dia 22 de novembro de 230 d.C. A jovem, de então 30 anos, ganhou este título porque, após morrer, ela teria cantado, tornando-se assim, a padroeira dos músicos.


Até hoje, não se sabe muito sobre sua vida, contudo, especialistas afirmam que é provável que Cecília tenha sido martirizada durante o império de Marco Aurélio, entre os anos de 170 e 180.


Agora que você já sabe a origem deste dia tão especial, nós elaboramos uma lista com os 6 artistas de MPB que fizeram história na música nacional, e merecem estar nessa homenagem aos profissionais do ramo.


1- Rita Lee


Rita Lee Jones de Carvalho, conhecida apenas como Rita Lee, nasceu na véspera de Ano-Novo de 1947, em uma família de classe média paulistana. Na adolescência, ela passou a se interessar por música, começando a compor suas primeiras canções, e desde então, não parou mais. 


Durante sua carreira, a cantora conseguiu o seu lugar na indústria nacional e, por conta disso, acumula uma lista com os prêmios mais expressivos da música: Grammy Latino, Prêmio Sharp de Música, Top 100 Brasil, Revista POP, Revista FATOS e FOTOS, Troféu APCA e o Prêmio Shell. Até hoje, a artista já vendeu mais de 55 milhões de cópias de seus álbuns no mundo todo. 


2- Elza Soares 


Elza foi eleita pela Rádio Inglesa BBC como a cantora brasileira do milênio devido ao projeto “The Millennium Concerts”, criado para comemorar a virada do século em 2000. Além disso, Soares está na lista das 100 maiores vozes da música brasileira de todos os tempos, elaborada pela revista “Rolling Stone Brasil”. Dona de uma voz absoluta, a cantora foi homenageada no enredo “Elza deusa Sores” levado pela Mocidade Independente de Padre Miguel para a avenida no carnaval deste ano.


3- Milton Nascimento


Considerado como uma das principais vozes da MPB, o artista já ganhou cinco Grammys ao longo de sua carreira, entre eles, o de Melhor Álbum na categoria World Music. 


Milton gravou seu primeiro single, “Barulho de Trem”, em 1962, e desde então, lançou diversos sucessos, como “Travessia”, “Maria Maria” e “Canção da América”. O cantor já gravou trinta e cinco álbuns de estúdio e vendeu mais de cinquenta milhões de discos. 


Ao longo de seus mais de quarenta anos de carreira, Milton já gravou com diversos artistas brasileiros, entre eles com Chico Buarque, na canção “O Que Será”, com Gal Costa, no single “Solar” e Gilberto Gil, no disco “Gil e Milton”. 


4- Caetano Veloso 


Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, nascido em 7 de agosto de 1942, é conhecido mundialmente pelo seu trabalho como músico, produtor, arranjador e escritor. Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação, considerada amplamente possuidora de grande valor intelectual e poético.


5- Djavan


Nascido em Maceió no dia 27 de janeiro de 1949, Djavan Caetano Viana, é um cantor, compositor, produtor musical e violonista brasileiro. Filho de mãe negra e de um pai branco, o músico trabalhava integralmente como ambulante pelas ruas de Maceió.


As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia a dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. As músicas são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada.


6- Elis Regina


Conhecida pela competência vocal, musicalidade e presença de palco, Elis Regina é considerada por muitos, críticos como a melhor cantora popular do Brasil enquanto em vida. Para muitos, Elis é considerada a melhor cantora brasileira de todos os tempos. A artista foi aclamada tanto no Brasil quanto internacionalmente, e comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.


Foi a primeira grande artista a surgir dos festivais de música na década de 1960 e deslocava-se da estética da Bossa Nova pelo uso de sua extensão vocal e de sua dramaticidade. Inicialmente, seu estilo era influenciado pelos cantores do rádio, especialmente Ângela Maria.