Dia Internacional do Orgulho LGBT +: Plataformas oferecem filmes e séries gratuitos para celebrar a data

Dia 28 de junho marca celebração e busca pela igualdade

Dia Internacional do Orgulho LGBT +: Plataformas oferecem filmes e séries gratuitos para celebrar a data

Por: Carolina Peliciari


Hoje é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT+, além de ser uma data comemorativa, é um momento importante para a realização de debates e discussões que tem como foco dar voz a essa comunidade, bem como ajudar na luta pela igualdade e na busca por seus direitos. 


Para celebrar essa data, algumas plataformas de streaming disponibilizaram diversos conteúdos online com temáticas LGBT, que vão desde filmes e séries até documentários. Confira:


Looke


O Looke, serviço de streaming brasileiro, incluiu no catálogo 13 filmes e documentários com temáticas sobre gênero e diversidade. As produções vão ficar disponíveis até o dia 30 de junho e são gratuitas. Confira alguns dos títulos: 


Cinema Diversidade


Formada por 10 episódios, a série documental reúne mais de 60 entrevistas com profissionais brasileiros da indústria cinematográfica que produzem filmes focados em temáticas LGBT. Cada episódio tem aproximadamente 24 minutos. 


Antes o Tempo Não Acabava 


O filme narra a história de um jovem indígena que, ao se mudar para Manaus, entra em choque com as tradições culturais e sociais as quais estava submetido durante os anos em que viveu na tribo indígena Saterê. Diante desse novo cenário, começam a surgir questionamentos que mudam sua perspectiva quanto a sua vida.


Felizes Novamente


A trama mostra a história de Lainey Allen, uma veterana atriz que enfrenta dificuldades na carreira e decide não renovar o contrato com a produtora. Junto com sua parceira, elas se mudam para uma casa de praia, mas com o passar do tempo, Lainey é diagnosticada com Alzheimer e juntas, terão que aprender a lidar com essa mudança repentina. 


LGBTFlix


Durante a quarentena, a ONG #VoteLGBT desenvolveu a plataforma LGBTFlix que tem como objetivo oferecer conteúdos inclusivos e diversificados. O serviço de streaming é gratuito e reúne mais de 190 títulos nacionais que são voltados exclusivamente para temas sobre orientação sexual, identidade e gênero. O catálogo contém curta-metragens e documentários divididos por assuntos, como família, raça e gênero, e também filtra as produções de acordo com as letras da sigla.


Confira algumas das produções disponíveis:


O Outro Lado do Arco-Íris


O Outro Lado do Arco-Íris foi gravado em 2007 e é o primeiro e maior documentário sobre a Parada LGBTQIA+ de São Paulo. A produção mostra a história do movimento, abordando desde o seu surgimento até como ele é importante para dar visibilidade à comunidade LGBT. 


Eu Não Nasci Pra Ser Discreta


O documentário mostra a vida de jovens homossexuais descendentes de negros, índios e japoneses que relatam sobre como é difícil ser afeminado em uma sociedade machista, até mesmo na comunidade LGBT, na qual existe certa exigência em ser discreto. Na produção, eles desfilam com trajes femininos e mostram que ser feminino não é ser inferior. 


Terra Sem Pecado


O documentário, baseado na pesquisa “Homossexualidade indígena e LGBTQfobia no Brasil: duas faces da mesma moeda”, traz relatos de jovens indígenas que buscam por igualdade dentro das aldeias e lutam por respeito. 


Amazon Prime


Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBT, a Amazon Prime, além de conter um catálogo com séries e filmes sobre a temática, disponibilizou no dia 25, a primeira temporada da série “The L World: Generation Q”. A produção é uma continuação de “The L World” e mostra a vida das personagens principais, Jennifer Beals, Kate Moennig e Leisha Hailey, 10 anos depois. Em seus papéis originais elas se juntam a um novo grupo de protagonistas LGBT.

r