WELLNESS

Dietas detox: realmente funcionam ou será que é apenas um mito

A alimentação detox pode ser usada em alergias e intolerâncias

Por: Nicole Defillo
11/05/2021 - São Paulo

Dietas detox: realmente funcionam ou será que é apenas um mito

Em tempos de isolamento social e pandemia, nós acumulamos uma montanha-russa de emoções e, por muitas vezes, essas emoções podem nos levar a realizar medidas que podem ser prejudiciais à saúde. 


Muitas pessoas tentam iniciar ou retomar a dieta, ou seja, organização alimentar, no início da semana. Contudo, algumas se perguntam se vale a pena fazer uma dieta detox, sendo essa uma alimentação para eliminar as "toxinas do corpo" e acelerar o processo de controle e perda de peso. No entanto, o nosso corpo possui órgãos e mecanismos próprios que podem eliminar naturalmente as toxinas e equilibrar os excessos. 


É necessário ficar atento porque, de acordo com a nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Renata Bressan, a dieta detox promete eliminar toxinas do corpo, promover a saúde e ajudar na perda de peso e realmente leva à perda de peso, como qualquer dieta com restrição de calorias. Apesar disso, como o detox elimina muitos alimentos, sugerindo basicamente o consumo de sopas, sucos e água por alguns dias, ela pode ser perigosa.


Segundo a especialista, nosso organismo é uma “máquina” muito inteligente. Ele tem mecanismos para eliminar as toxinas através do fígado, dos rins, do intestino, da pele e dos pulmões, sendo programado para isso. "Quando estudamos o “sistema” de detoxificação percebemos que antioxidantes, fibras, proteínas e gorduras “boas” trazem benefícios. Ou seja, nada que uma alimentação saudável provenientes de verduras e legumes, proteínas com baixo teor de gordura saturada e gorduras “boas” não dê conta", afirma Renata.


De acordo com a nutricionista da Abeso, para controlar o peso e reduzir a ingestão excessiva de alimentos, dietas com restrição calórica e dietas semelhantes são desencorajadas, uma vez que são difíceis de manter e podem levar à subnutrição e à alimentação excessiva.


Normalmente, as dietas detox podem ser utilizadas para o tratamento de, por exemplo, alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares, na qual são removidos alimentos industrializados com alto teor alérgico, como clara de ovo, óleos, leite e alimentos derivados do glúten.

Veja também

O consumo excessivo de café pode causar doenças?
WELLNESS

O consumo excessivo de café pode causar doenças?

A bebida é estimulante, pois atua diretamente no sistema nervoso central

22/06/2021 - São Paulo

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista.
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista

Romances melancólicos e estética Old Hollywood são a marca da artista

21/06/2021 - São Paulo

20 de junho, Dia Internacional do Surfe
CULTURA & ENTRETENIMENTO

20 de junho, Dia Internacional do Surfe

Entre nessa onda e saiba mais sobre o esporte

20/06/2021 - São Paulo