Entrevista com Miá Mello: Peça ‘Mãe Fora da Caixa’ retorna ao Teatro das Artes

Atriz fala da felicidade em subir aos palcos novamente

Entrevista com Miá Mello: Peça ‘Mãe Fora da Caixa’ retorna ao Teatro das Artes

Por: Larissa Martin


Miá Mello volta aos palcos do Teatro das Artes, em São Paulo, com o monólogo Mãe Fora da Caixa, adaptação livre do best-seller da escritora Thaís Vilarinho. A Alpha esteve presente na primeira apresentação da temporada, que aconteceu na última sexta-feira (6) e participou junto de Miá dessa volta aos palcos emocionante, com direito a muitos minutos de aplausos ao final da apresentação.


A comédia trata sobre questões da maternidade real e, ao pensar que pode estar grávida do segundo filho, a personagem relembra todas as fases que passou - e passa - como mãe, cheia de dúvidas e desafios. A diversão é garantida durante o espetáculo, e o público se identifica com os acontecimentos explorados pela atriz. Não só mães podem assistí-la, quem é pai e, até mesmo, quem não é ligado ao assunto “maternidade” também abraça a temática, o que torna a mensagem do monólogo muito mais especial. Miá Mello nos conta que no início, a ideia em fazer o espetáculo a empolgava por fazer a todos darem boas risadas mas que, ao longo das apresentações (antes da pandemia), ela percebeu que a história tem um papel muito maior. “Ela [a peça] serve até como um serviço ao público. Estamos ali falando sobre a mulher, a mãe, o amor, e isso é tão lindo. É incrível ver um monte de homem na plateia, que gostam da experiência e voltam para casa refletindo”, conta. 


Sem adaptações no texto para a nova temporada de apresentações, Miá conta que pensou durante muito tempo se faria alterações, para atualizar ao momento atual em que estamos vivendo com a chegada da pandemia. Mas que, ao final, decidiu deixá-la em seu formato original. “Com esses questionamentos, eu entendi que o que acontece ali não deixa nunca de ser relevante. Propus então para a plateia, e para mim mesma, um exercício para a gente passar essa uma hora e pouco distante do que está acontecendo. Então, não fazia sentido alterar nada. Eu entendi que a peça tem o seu lugar para sempre, mesmo no momento atual, onde tudo mudou”, explica. Se divertindo durante todo o espetáculo, ela fala sobre a importância do papel de mãe, e expõe as ideias centrais da maternidade real ao mesmo tempo em que se diverte, passando uma grande mensagem aos espectadores. “Ela [a peça] é como uma brincadeira para mim, e eu falo que isso é o que eu mais faço de natural. Eu adoro, tenho muito orgulho do que é feito ali e fico feliz em ter encontrado um projeto tão importante e necessário”. 


Na plateia da primeira apresentação, os pais da atriz estavam presentes ao lado de Nina, sua filha de 11 anos, o que tornou o momento muito mais especial. Ao final, nos agradecimentos, Miá pediu licença para se emocionar no palco junto da filha, que subiu lhe dar um abraço bem longo e apertado. “Quando a Nina foi ver Mãe Fora da Caixa pela primeira vez, ela tinha 10 anos e eu só a deixei assistir porque ela ficou todo o bastidor de Meu Passado Me Condena, que eu estava em cartaz com o Fábio Porchat, sem ver a peça, pois ela era muito nova. Mas nesta, tive uma conversa com ela, a respeito da temática, da linguagem e vi que ela já tinha maturidade para acompanhar, o que foi inesquecível”, conta. 


Os fãs que assistem ao espetáculo ainda fazem questão de compartilhar com Miá como foi a experiência que, muitas vezes, os ajudam a tomar decisões sobre a maternidade, segundo ela. “Já recebi tantos depoimentos de gente que foi, o que é muito legal. Gente que não tem filho e estava lá, até mesmo adolescentes que vão sozinhos. Muitos vão pensando em decidir se terão ou não outro filho, me chamam e falam ‘Eu decidi Miá’ (risos). Eu entendi que, no fundo, ela traz a tona o que já tem dentro da gente”. 


Mãe Fora da Caixa fica em cartaz até o dia 22 deste mês no Teatro das Artes. Nas sextas-feiras, a sessão começa às 21h e, aos sábados e domingos, às 17h30. O teatro está seguindo todos os protocolos sanitários nesta retomada às atividades, por isso, não esqueça de levar sua máscara e respeitar o distanciamento social. 


 


Serviço


Quando: Sexta: 21h. Sábados e domingos: 17h30


Onde: Teatro das Artes - Avenida Rebouças, 3.970 - São Paulo


Preço: R$ 45 (meia) e R$ 90 (inteira)


Elenco: Miá Mello