CULTURA & ENTRETENIMENTO

Escolha do ouvinte: Capital Inicial e o começo da fama nos anos 80

A banda já recebeu três vezes o disco de platina pela ABPD

Por: Nicole Defillo
13/05/2021 - São Paulo

Escolha do ouvinte: Capital Inicial e o começo da fama nos anos 80

Capital Inicial é uma banda de rock brasileira formada pelos irmãos Fê Lemos e Flávio Lemos em 1982, após o encerramento das atividades do grupo Aborto Elétrico - grupo do qual Renato Russo também fazia parte. 


Quando Dinho se juntou ao Capital Inicial, o músico insistiu para que a banda incluísse canções do Aborto no repertório, e mais tarde chamou Renato para concluir a letra de "Música Urbana", esta que se tornaria um dos primeiros sucessos do grupo. 


O Capital Inicial estreou em 1986, com seu primeiro álbum auto intitulado e recebeu ótimas críticas. "Um rock limpo, vigoroso, dançante e sobretudo competente, a quilômetros de distância da mesmice que assaltou a música pop brasileira nos últimos tempos", afirmou o jornalista Mário Nery, na época. O vinil trazia faixas como "Música Urbana", "Psicopata", "Fátima", "Veraneio Vascaína", "Leve Desespero" entre outras. 


Em 1987, contando com o tecladista Bozzo Barretti em sua formação, a banda lançou seu segundo LP, chamado "Independência". O projeto emplacou os hits: "Prova", "Independência" e a regravação de "Descendo o Rio Nilo". No mesmo ano, eles foram convidados para abrir os shows da turnê do cantor inglês Sting em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.


O álbum "Eletricidade", lançado em 1991, marcou o início das mudanças no Capital Inicial, começando pela gravadora. O disco, lançado pela BMG, trazia uma versão para "The Passenger", do cantor Iggy Pop, batizada de "O Passageiro", e composições como "Cai a Noite", "Kamikaze" e "Todas as Noites". Ainda em 1991, os meninos participaram da segunda edição do festival Rock in Rio. 


Após uma longa pausa em 1998, 


Após uma longa pausa, em 1998, os integrantes do grupo decidiram voltar aos palcos e lançar mais um CD, intitulado "O Melhor do Capital Inicial". Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltaram à estrada com um novo show, uma comemoração aos 15 anos do grupo e aos 20 anos do nascimento do rock candango. O repertório trazia sucessos, faixas pouco conhecidas e composições de bandas que fizeram parte da cena de Brasília nos anos 80, como Plebe Rude e Legião Urbana.


O ano de 1999 foi dedicado a uma longa turnê em solo brasileiro. Daí, surgiu a ideia de fazer um disco ao vivo, juntando novos e antigos sucessos. Rapidamente, esse insight se transformou no projeto de um disco acústico, em parceria com a MTV Brasil. O último ano do Século XX começou com a banda se preparando para a gravação do Acústico MTV, que acabou ocorrendo em março com a participação dos artistas Kiko Zambianchi e Zélia Duncan. O álbum, lançado no dia 26 de maio, foi um grande sucesso comercial, o que rendeu ao grupo o disco de platina pela ABPD, por três vezes.


Os próximos 20 anos de estrada do Capital foram marcados por muitos projetos, lançamentos e shows ao redor do mundo. Alguns exemplos da duradoura carreira da banda, são os álbuns "Saturno", "Acústico NYC" e "Eu Nunca Disse Adeus". Além dos CDs, a banda também fez parcerias com grandes artistas da música brasileira, como Seu Jorge, Thiago Castanho e Lenine. 


Atualmente, o Capital é composto por quatro integrantes: Fê Lemos (baterista), Flávio Lemos (baixista), Dinho Ouro Preto (vocalista) e Yves Passarell (guitarrista), além de Robledo Silva (tecladista) e Fabiano Carelli (guitarrista). 

Veja também

O consumo excessivo de café pode causar doenças?
WELLNESS

O consumo excessivo de café pode causar doenças?

A bebida é estimulante, pois atua diretamente no sistema nervoso central

22/06/2021 - São Paulo

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista.
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista

Romances melancólicos e estética Old Hollywood são a marca da artista

21/06/2021 - São Paulo

20 de junho, Dia Internacional do Surfe
CULTURA & ENTRETENIMENTO

20 de junho, Dia Internacional do Surfe

Entre nessa onda e saiba mais sobre o esporte

20/06/2021 - São Paulo