Governo de SP adia atualização do Plano São Paulo

Nova atualização da flexibilização da quarentena acontecerá em 30 de novembro

Governo de SP adia atualização do Plano São Paulo

Por: Vanessa Rabello


O governo de São Paulo afirmou nesta segunda-feira, dia 16, que houve um aumento nas internações por Covid-19 no estado. Entre os dias 08 e 14 de novembro, as internações de casos suspeitos e confirmados da doença aumentaram em 18% em relação à semana anterior.  média diária de novas internações aumentou de 859 par 1009.


Nesta semana o Plano São Paulo, que regulamenta os estágios da quarentena nas regiões do território paulista, não será atualizado. De acordo com a gestão, a alteração não será feita devido à falha nos dados do Ministério da Saúde que impactou os dados de mortes pelo novo coronavírus na última semana.


Hoje, o estado contabilizou 40.576 óbitos e 1.169.377 casos de infectados pelo vírus desde o início da pandemia. De acordo com o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, se os indicadores continuarem a subir, medidas mais restritivas poderão ser adotadas.


O governador João Doria destacou que a falta de informações durante 6 dias, causada por uma pane no sistema do Ministério da Saúde afetou a normalização dos dados em todo o país e que, devido ao fato ocorrido, a atualização do Plano São Paulo foi adiada para 30 de novembro. “É uma medida de cautela e que demonstra a nossa responsabilidade em não alterar a qualificação dos estados sem ter todos os indicadores disponíveis”, afirmou o tucano.