Por Vanessa Rabello
Durante a entrevista coletiva que aconteceu nesta tarde de quarta-feira (22), o governador João Dória afirmou que nada mudará em relação ao período de quarentena prorrogado recentemente para até o dia 10 de maio.
A partir do dia 11, no entanto, haverá uma reabertura gradual do setor produtivo, que vai considerar a situação específica de cada região do estado. Os detalhes sobre essas medidas de flexibilização do isolamento (incluindo os setores que poderão voltar a funcionar, onde e sob quais determinações) só serão divulgados no dia 8 de maio.
Durante o pronunciamento, Dória ressaltou que o plano para a economia será conduzido para evitar que a reabertura desordenada do comércio provoque uma disparada no número de casos e de mortes em decorrência da Covid-19. “De nada adianta abrir o comércio e não ter quem compre e consuma, e ainda colocando em risco os funcionários. Estabelecemos um projeto consistente, sólido e baseado na ciência. Definiremos gradualmente os protocolos para essa volta responsável e segura à normalidade econômica, mas protegendo vidas”, afirmou o governador.
O comércio permanece fechado, mantendo apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança, assim como na determinação anterior.
Funcionam normalmente:
– Hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas;
– Indústrias;
– Transportadoras e armazéns;
– Empresas de telemarketing;
– Transporte público;
– Petshops;
– Deliverys;
– Limpeza pública;
– Postos de combustíveis;
– Bancos e lotéricas;
– Supermercados, mercados e padarias.
Não funcionam:
– Bares
– Cafés;
– Restaurantes;
– Shoppings centers e galerias;
– Casas noturnas;
– Academias e centros de ginástica;
– Escolas públicas ou privadas;
– Espaço para festas, casamentos, shows e eventos