Herbert Viana completa 60 anos: relembre a carreira e as curiosidades sobre o artista

O cantor e compositor Herbert Viana nasceu na cidade costeira de João Pessoa, devido à vida militar de seu pai, precisou de mudar ainda criança para Brasília. Após alguns anos, foi para o Rio de Janeiro e, junto com Bi Ribeiro fundou os Paralamas junto com o amigo Vital Dias na bateria.

Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música “Vital e Sua Moto”, em homenagem ao amigo que deixou a banda, a canção veio a se tornar o primeiro sucesso dos Paralamas rendendo um contrato com a gravadora EMI.

Depois de 10 anos de estrada, o cantor gravou o disco-solo “Ê Batumarê” (1992). Além de Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000), com participações especiais como Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.

No dia 4 de fevereiro de 2001, Herbert sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba, RJ, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, após uma tentativa de executar uma manobra, o vocalista estava acompanhado de sua esposa Lucy, que morreu no acidente. O músico ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma, ficando paraplégico, além de perder parcialmente a memória. 

Após um longo processo de recuperação, Herbert retomou sua carreira, voltando aos palcos e já tendo gravado cinco álbuns: “Longo Caminho” (2002), “Uns Dias ao Vivo” (2004, ao vivo), “Hoje” (2005), “Brasil Afora’ (2009) e “Sinais do Sim” (2017). Herbert também, após o acidente, lançou um álbum solo intitulado "Victoria''.

O vocalista do Paralamas do Sucesso já foi imortalizado na voz de cantoras como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Paula Toller (do Kid Abelha) , Maria Bethânia, Ana Carolina, entre outras. São justamente essas músicas que ele mesmo compôs para seu quarto álbum solo, “Victoria”, que é o primeiro nome de Lucy Needham, mulher de Herbert.

A produção foi feita de maneira intimista e retratam o amor com diferentes enfoques. Em homenagem ao aniversário do cantor, separamos grandes sucessos do líder do Paralamas do Sucesso. Vamos relembrar?

Óculos

Aonde Quer Que Eu Vá

Lanterna dos Afogados

Caleidoscópio 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados