WELLNESS

Home office: organização do ambiente pode aumentar produtividade

Entenda a importância da organização funcional

Por: Larissa Martin
27/04/2021 - São Paulo

Home office: organização do ambiente pode aumentar produtividade

Em tempos de home office, ter apenas um computador, mesa e cadeira não basta. Um espaço organizado e confortável faz toda a diferença na produtividade durante o horário de trabalho. Além disso, no caso de pessoas que moram em apartamentos, uma organização funcional pode transformar o cômodo em local de trabalho e, também, em uma área de descanso e lazer. 


A experiência humana é construída a partir de respostas sensoriais aos estímulos externos, por isso, o espaço influencia diretamente no estado emocional de cada um. "Um espaço aconchegante e acolhedor atua melhorando a produtividade, a sensibilidade e a criatividade das pessoas", conta a arquiteta Paloma Lúcio, do escritório Paloma Lúcio Arquitetura.


No caso de quem usa o próprio quarto para trabalhar, a alternativa é adaptar o local. Isso, claro, exige disciplina para não confundir trabalho com descanso.  Mas, por outro lado, pode ser o canto mais silencioso da casa e aconchegante para passar o expediente. 


"Para quartos pequenos, a dica é ter espaços com múltiplas atividades, como por exemplo, a mesa de trabalho pode ser a mesa de apoio lateral da cama, penteadeira. Com uma cadeira confortável, pode até virar um local aconchegante para a leitura. Se precisar de espaço para guardar objetos e equipamentos eletrônicos, pode se verticalizar com nichos ou prateleiras - sempre pensando na decoração com personalidade e aconchego, porque o quarto de dormir precisa ser um local de descanso, e no fim do dia, não queremos misturar as funções", conta.  


O segredo, no entanto, é investir na decoração e organização. "Ter um local para armazenar os objetos de trabalho, uma cadeira confortável e decoração aconchegante e com personalidade, ajuda a não misturar as funções de trabalho e de descanso", diz. 


Há, hoje em dia, levantamentos que mostram que diversos elementos da organização de um cômodo atuam em conjunto influenciando quem está nele. Isso não é diferente em relação às cores das paredes, por exemplo, já que cada tom exerce um poder singular, afetando de diferentes modos nosso humor, energia, criatividade e por aí vai. Para a arquiteta, a dica é sempre manter as paredes pintadas com tons mais neutros, já que trazem essa ideia de aconchego e, também, de relaxamento. "Todas as cores tem uma paleta de tons neutros, então se você gosta do verde, amarelo, vermelho... é só buscar a paleta certa para compor a decoração com essa atmosfera", explica. 


Além disso, é importante se atentar às lâmpadas corretas para uso dos espaços, já que iluminação é primordial em um ambiente de trabalho sem maiores desconfortos. "Usar cores claras nas paredes e na decoração, utilizar espelhos como recurso para refletir a luz natural, optar por móveis com visual leve e claro, e cortinas que filtram a luz e não escurecem o ambiente", diz Paloma. 


"Os móveis planejados são excelentes para otimizar espaços e organizar as funções dentro do ambiente e os minimalistas ajudam a não poluir o visual do quarto". Além disso, uma mesa de trabalho precisa ser instalada perto de pontos de tomada e rede, evitando fios e extensões por todo o ambiente. 


Plantas não são apenas um meio de decorar, mas também trazem diversos benefícios para a qualidade de vida e bem estar geral, como a sensação acolhedora de estar perto da natureza, conta Paloma. "Algumas espécies são purificadoras do ar e nos ajudam a dormir melhor", conta. 

Veja também

'Higher Power', nova música da banda Coldplay, é lançada no espaço
CULTURA & ENTRETENIMENTO

'Higher Power', nova música da banda Coldplay, é lançada no espaço

Novidade do grupo teve estreia durante a missão espacial “Alpha”

18/05/2021 - São Paulo

Como praticar exercícios simples em casa?
WELLNESS

Como praticar exercícios simples em casa?

Além de passar o tempo, exercícios ajudam a fortalecer o sistema imunológico

18/05/2021 - São Paulo

Coala Festival adia a oitava edição do evento para 2022
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Coala Festival adia a oitava edição do evento para 2022

Bethânia, Alceu Valença e Gal Costa estão confirmados para a nova data

17/05/2021 - São Paulo