CULTURA & ENTRETENIMENTO

Instituto Favela da Paz: conheça o trabalho da ONG que ajuda famílias do Jardim Ângela

Alpha FM realizou doações de ovos de Páscoa para a instituição

Por: Nicole Defillo
30/03/2021 - São Paulo

Instituto Favela da Paz

Em tempos de pandemia, as boas ações estão sempre presentes nos noticiários do país, e na vida real não poderia ser diferente. O Instituto Favela da Paz, criado em 1990, realiza um trabalho voluntário com os moradores da região do Jardim Ângela, bairro da zona sul da capital paulista. 


De acordo com o músico e idealizador do projeto, Claudinho Miranda, a ONG começou os trabalhos voluntários no fim da década de 1980, através de uma banda chamada Poesia Samba Soul. “A partir daí, nós começamos a realizar ações sociais, como aulas de música gratuitas para jovens da região. A música foi o pontapé inicial para o Instituto, criado somente em 2010, para unir mais a comunidade e tornar visível todo o saber dessas pessoas”. Cláudio completa: “depois de um tempo, nós migramos para outras áreas além da música, como a tecnologia sustentável e a alimentação saudável”.


Em 2020, o Instituto Favela da Paz conseguiu ajudar, diretamente, 600 famílias e 2 mil musicistas, tanto com incentivos digitais - como lives - e físicos - como alimentos e com o ´Favela Card´. Além disso, o projeto também distribuiu 3 mil máscaras face shield, em 30 Unidades Básicas de Saúde, e 10 mil reutilizáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade.  


Favela Card



A ONG também se organiza para obter doações financeiras para a comunidade. Uma das iniciativas nesse sentido é o Favela Card, que é como um cartão vale-refeição que pode ser utilizado em comércios locais. Na ação, cada família recebe um valor depositado mensalmente e para a compra de alimentos básicos em estabelecimentos pré-definidos.


“Além de abastecermos os cartões das famílias, nós temos uma parceria com o comércio local, que dá emprego para as pessoas que estão ali também. Nesse cartão eles conseguem comprar apenas comidas, impedindo que sejam adquiridas bebidas alcoólicas ou itens do gênero. Nós pensamos em tudo isso”, afirma Claudinho. 



Como e onde apoiar?



Para apoiar o projeto 


é necessário acessar o site Benfeitoria e realizar uma doação financeira. A instituição aceita doações de valores ilimitados, sempre a partir de um mínimo de dez reais. 


Para realizar a sua doação, clique aqui


Páscoa mais doce



Pensando nisso, a Alpha FM realizou uma doação de ovos de páscoa para alegrar a data das famílias e das crianças da região. Segundo Cláudio, a ação é sempre muito significativa e bem-vinda para a comunidade. “Para nós, do Instituto Favela da Paz, a palavra doação vai além do nível material, porque estamos falando de algo muito acima. É sobre o ser humano em prol do ser humano”. 


“A partir do momento em que recebemos essa doação, como os ovos de Páscoa, muitas pessoas falam ´Ah, mas o que é um ovo?´. O importante é como uma criança recebe esse item e a felicidade que ela sente e, nós não temos como mensurar o impacto que essa ação gera. Não é pelo chocolate, é pela energia que isso carrega, uma vez que os pequenos não estão esperando nada em troca”, afirma o idealizador do projeto. 


De acordo com o músico, esse momento que estamos vivendo é uma oportunidade de nos conhecermos melhor e entendermos o porquê no meio de uma pandemia. “O importante é estarmos conscientes, uma vez que uma pessoa que tenha cuidado, dificilmente ela não vai usar a máscara e ficar no meio de aglomerações. Eu sei que, quando falta comida no prato é difícil estar consciente, mas se perdermos as nossas vidas é pior ainda”, completa Claudinho Miranda. 


thumb-1
WhatsApp Image 2021-03-30 at 15
thumb-1
WhatsApp Image 2021-03-30 at 15

Veja também

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades
CORONAVÍRUS

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades

Gestão também informou sobre a imunização de funcionários do setor de transporte

20/04/2021 - São Paulo

imagem divulgação
ALPHA SOCIAL

Ação da Cidadania ajuda mais de 22 milhões de brasileiros

ONG já distribuiu 45 mil toneladas de alimentos

20/04/2021 - São Paulo

Enxaqueca: saiba como lidar
WELLNESS

Enxaqueca: saiba como lidar

Dores de cabeça frequentes atingem cerca de 30 milhões de brasileiros

20/04/2021 - São Paulo