CULTURA & ENTRETENIMENTO

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista

Romances melancólicos e estética Old Hollywood são a marca da artista

Por: Letícia Patu
21/06/2021 - São Paulo

Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista.

Hoje, 21 de junho, a cantora, compositora e poetisa norte-americana, Elizabeth Woolridge Grant, mais conhecida como Lana Del Rey, completa 36 anos. A artista nova-iorquina decolou mundialmente quando lançou a música “Video Games”, em 2011. Antes, ela já tinha tentado o estrelato, mas com dois outros pseudônimos: May Jailer e Lizzy Grant.


Seu estilo é reconhecido pelas letras e ritmos melancólicos, e pelas suas referências à cultura pop e aos Estados Unidos das décadas de 1950 e 1960, como o festival Woodstock, de 1969, citado em várias canções da artista.


Após o sucesso do single, Lana se destacou ainda mais com o álbum “Born To Die”, de 2012, que ficou em segundo lugar nas paradas e foi o quinto álbum mais vendido daquele ano. Em seguida, a artista lançou o EP “Paradise”, que rendeu a primeira indicação ao Grammy da cantora para "Melhor Álbum Vocal Pop", e um curta-metragem do projeto chamado “Tropico”, que apresenta as canções "Body Electric", "Gods & Monsters" e "Bel Air".


Em 2014, Lana lançou o disco “Ultraviolence”, mais sombrio que o primeiro, que recebeu críticas positivas e teve boa recepção comercial, sendo o primeiro de sua carreira a chegar ao número 1 nos Estados Unidos.


Os álbuns posteriores foram “Honeymoon” e “Lust For Life”, que foi marcado como o primeiro disco de Lana a ter colaborações. Os artistas escolhidos foram Stevie Nicks, Sean Ono Lennon, ASAP Rocky e The Weeknd.


Foi com o disco “Norman Fucking Rockwell”, de 2019, que Lana Del Rey se destacou com uma aclamação da crítica e também do público, rendendo uma estreia no terceiro lugar na parada norte-americana de álbuns Billboard 200 e, também, uma indicação ao Grammy para álbum do ano. O disco retrata romances trágicos, melancolia e, em especial, a decadência dos Estados Unidos no século 21.


O trabalho mais recente da artista foi o álbum “Chemtrails Over the Country Club”, de 2021, trazendo influências country folk.


Lana Del Rey também já teve canções tema da trilha sonora de filmes como “O Grande Gatsby”, “Malévola” e “Grandes Olhos”, além de uma pequena participação na música tema do filme “As Panteras” de 2019.


Uma curiosidade é que, em 2019, Lana lançou um livro de poesias chamado “Violet Bent Backwards Over the Grass”.

Veja também

Especial olímpico traz curiosidades de cada esporte presente nos jogos de 2021
OLIMPÍADAS

Especial Olimpíadas 2021: Futebol

Especial olímpico traz curiosidades de cada esporte presente nos jogos de 2021

02/08/2021 - São Paulo

Confira grandes nomes da música nordestina, essenciais para a cultura brasileira.
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Semana da Cultura Nordestina

Confira grandes nomes da música nordestina, essenciais para a cultura brasileira

02/08/2021 - São Paulo

6 estreias nos streamings em Agosto
CULTURA & ENTRETENIMENTO

6 estreias nos streamings em Agosto

As principais plataformas de filmes trazem novidades no catálogo

01/08/2021 - São Paulo