CORONAVÍRUS

Pacientes do Amazonas são transferidos para hospitais de outros estados

Sistema de saúde do território amazonense vive colapso

Por: Vanessa Rabello
15/01/2021 - São Paulo

coorna amazonas

A capital do Amazonas, a cidade de Manaus, vivencia as consequências mais severas do aumento no número de casos diários de Covid-19. Com o sistema de saúde em colapso, a região sofre com a falta de oxigênio para tratar pacientes. Ontem (15), foram contabilizados 2.516 novos casos do novo coronavírus e 1.300 no restante do estado.


Os dados desta quinta-feira (14) indicaram 254 novas internações na capital, enquanto o território amazonense chegou à marca de 258 pessoas hospitalizadas no total. Com estes números, o estado registrou o pior dia no número de hospitalizações e de casos de Covid-19 desde o início da pandemia.


A ocupação dos leitos de UTI no local, nesta quinta-feira, para pacientes com Covid-19 era de 90,33%, já a capacidade dos leitos de clínicos era de 103,72%, com mais pacientes do que a capacidade do sistema.


A reserva dos cilindros de oxigênio do local chegou ao fim e, com isto, o governador do estado informou que pacientes serão transferidos para Teresina, São Luís, Brasília, João Pessoa, Natal e Goiânia. Na manhã desta sexta-feira, os pacientes começaram a ser levados em voos da Força Aérea Brasileira.


Segundo o Ministério da Saúde, duas aeronaves da FAB farão o transporte e estão garantidos, de imediato, 149 leitos.


Durante a tarde de hoje, o governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou que vai disponibilizar leitos e assistência médica para bebês e gestantes internados em Manaus e que correm risco de ficar sem oxigênio. "Acabo de falar com o secretário de Saúde e São Paulo atenderá integralmente esses 60 bebês. Eu já pedi a ele, ao término da coletiva, para falar com o secretário de estado do Amazonas. Nós acolheremos todos os bebês que puderem ser transportados aqui pra SP.”


Para tentar conter a pandemia, o governador do Amazonas, Wilson Lima, editou ontem um decreto que institui, pelos próximos dez dias, uma restrição provisória da circulação da população em todos os municípios do território amazonense das 19h às 06h.

Veja também

Bruno Mars Maroon 5 Paralamas do Sucesso Justin Bieber Jão
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Bruno Mars, Maroon 5 e Paralamas do Sucesso lançam clipes inéditos

Jão e Justin Bieber também divulgaram novos hits

05/03/2021 - São Paulo

Pets Comedouros Elevados
PETS

Entenda a importância dos comedouros elevados para pets

Inclinação ao se alimentar provoca uma sobrecarga nas articulações

05/03/2021 - São Paulo

Pato Fu
CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Paulo Para Crianças: Pato Fu apresenta show online no Diversão em Cena ArcelorMittal

Banda utiliza instrumentos musicais de brinquedo e em miniatura para o show

05/03/2021 - São Paulo