CULTURA & ENTRETENIMENTO

Petra Belas Artes À La Carte recebe edição online do “My French Film Festival”

Evento é gratuito e acontece até 15 de fevereiro de 2021

Por: Nicole Defillo
14/01/2021 - São Paulo

petra belas artes

A partir do dia 15 de janeiro até 15 de fevereiro, o Petra Belas Artes À La Carte vai transmitir a 11ª edição online do festival de cinema francês, intitulado “My French Film Festival”. Neste ano, o evento conta com uma programação de 29 longas e curtas-metragens, além de obras que usam do recurso de realidade virtual. Todas as produções estão legendadas em 10 idiomas e estão disponíveis de forma gratuita.


A seleção deste ano incluiu filmes de diferentes gêneros, como humor, drama, documentário, animação e muito mais! Entre os destaques desta edição, estão as produções: “Forever Young”, “Crazy Loving Families”, “True Heroines”, “French Ghost Stories”, “Love is love” e “New Horizons”.


Confira a programação completa do festival:


Longas-metragens:



Adolescentes

2019 | 2 h 15 min | Direção: Sébastien Lifshitz


Emma e Anaïs são inseparáveis e, no entanto, tudo as opõe. As adolescentes seguem o percurso juntas desde os 13 anos até a maioridade. Aos 18 anos de ambas, pode-se perguntar que tipo de mulheres se tornaram e como evoluirá a amizade das duas.


Énorme

2020 | 1h 41min | Direção: Sophie Letourneur


Isso acontece de repente aos 40 anos: Frédéric quer um bebê, mas Claire nunca quis e eles estavam de acordo quanto a isso. Ele comete o imperdoável e faz um filho com outra. Claire fica enorme e Frédéric torna-se frouxo. 


Felicità

2019 | 1h 22min | Direção: Bruno Merle


Para Tim e Chloé, a felicidade está no dia a dia sem compromissos. Mas um dia o verão acaba. A filha deles, Tommy, entra no colégio e nesse ano ela promete não perder esse grande acontecimento. Isso foi antes que Chloé desaparecesse, que Tim roubasse um carro e que um cosmonauta aparecesse na história. 


Just Kids

2019 | 1h 44min | Direção: Christophe Blanc


Jack, com 19 anos, Lisa, com 17 anos, e Mathis, com 10 anos, tornam-se brutalmente órfãos. Cada um reage à sua maneira ao desastre familiar. Lisa se afasta e Jack, há pouco tempo maior de idade, fica com a guarda de Mathis. Uma nova vida começa. Mas como alguém pode ser responsável por uma criança, quando mal saiu da adolescência? E como construir um futuro, quando o passado se torna uma obsessão perigosa? A força e a energia da juventude podem fazer milagres.


Camille

2019 | 1h 30min | Direção: Boris Lojkine


Uma jovem fotojornalista apaixonada pelo seu ideal, Camille vai à República Centro-Africana para cobrir uma guerra civil prestes a acontecer. Muito rapidamente, ela se apaixona pelo país e pela sua juventude envolvida na turbulência. De agora em diante, ela viverá o seu destino nesse país. 


Kuessipan

2020 | 1h 57min | Dir.: Myriam Verreault


No seu primeiro longa-metragem naturalista, a diretora dirige atores não profissionais da comunidade innu e dá voz a uma juventude nascida no cativeiro que começa a questionar a sua liberdade.


Filles de joie

2019 | 1h 30min | Direção: Frédéric Fonteyne e Anne Paulicevich


Donas de alegria conta três histórias de mulheres durante um verão escaldante entre o norte da França e a Bélgica. Axelle, Conso e Dominique nada têm em comum a não ser que são colegas e que, todos os dias, juntas, cruzam a fronteira. 


Vif-argent

2019 | 1 h46min | Direção: Stéphane Batut


Juste perambula por Paris em busca de pessoas que só ele pode ver. Ele recolhe a última lembrança delas antes de levá-las para o outro mundo. Um dia, uma jovem, Agathe, o reconhece. Ela está viva, ele é um fantasma. Como poderão eles se amar e aproveitar essa segunda oportunidade? 


Orfeu

1950 | 1h35 min | Direção: Jean Cocteau


Orfeu é a transposição de Jean Cocteau do famoso mito para o mundo moderno. Poeta reconhecido de Saint-Germain-des-Prés, Orfeu é enfeitiçado por uma princesa enigmática que nada mais é do que a Morte. Por ela, ele abandona a sua mulher, Eurídice. Mas a Princesa, percebendo a impossibilidade desse amor, devolve Orfeu à Eurídice.


La vie des morts


1990 | 52 min | Direção: Arnaud Desplechin


Há 30 anos, Arnaud Desplechin realizou A Vida dos Mortos, uma obra «coral» íntima, entre a vida e a morte, perturbadora e desconcertante: o  nascimento de uma nova geração de atores e cineastas.


Les héros ne meurent jamais


2019 | 1h 25min | Direção: Aude Léa Rapin


Esta road trip ímpar na rota dos Bálcãs, entre fantasia e realismo, o primeiro longa-metragem da diretora, apresenta Adèle Haenel ao lado de Jonathan Couzinié em uma busca de verdade e de identidade que é, ao mesmo tempo, divertida e comovente.


Josep

2020 | 1h 14min |Direção: Aurel


Fevereiro de 1939. Diante da enxurrada de republicanos fugindo da ditadura de Franco, o governo francês decide colocá-los em campos. Dois homens separados por arame farpado se tornarão amigos. Um é policial, o outro é desenhista. De Barcelona a Nova York, a verdadeira história de Josep Bartolí, combatente anti-Franco e artista excepcional. 


Madame


2019 l 93min l Direção: Stéphane Riethauser


Avó e neto trocam confidências em um diálogo íntimo que explora gênero, sexualidade e transmissão de identidade.


Curtas-metragens:



Entracte

2019 | 16 min 22 segundos l Direção: Anthony Lemaitre


Com humor, Anthony Lemaitre imagina em Intervalo o feliz e fortuito encontro de um jovem com a sua cinefilia.


Un adieu

2019 | 24 min 16 segundos l Direção: Mathilde Profit


Um carro percorre as costas francesas. Dentro, um pai conduz a filha a Paris para começar a sua vida de estudante, uma nova vida em uma cidade desconhecida, longe da sua infância e longe dele. Essa viagem em face a face é a primeira e talvez a última. Nada parece excepcional, mas os dois sabem que terão que se dizer adeus.


Beauty Boys

2020 | 17 min 50 segundos | Direção: Florent Gouëlou


Aos 17 anos, em seu pequeno vilarejo, Léo e seus amigos apaixonam-se por maquiagem. Essa paixão não é do gosto de Jules, o irmão mais velho de Léo, que teme ser alvo de chacota em seu grupo de amigos. Na noite do palco aberto do vilarejo, indo contra a opinião do irmão, Léo sobe ao palco vestido de drag queen.


Famille nucléaire

2020 | 19 min l Direção: Faustine Crespy


Jules, aos 18 anos, passa férias a contragosto no camping nudista de sua infância. Ele está dividido entre a sua atração pelo belo Karim, um trabalhador sazonal na praia das pessoas «vestidas», e a depressão da sua mãe Adèle, que se recusa a deixá-lo crescer.


Le Monde de Dalia

2019 | 3 min 18 segundos l Direção: Javier Navarro Avilés


A pequena Dalia descobre a estufa tropical de seu pai. Depois de tirar algumas fotos, ela percebe que perdeu o pai de vista. À medida que ela avança, Dalia chega a um espaço aberto, uma verdadeira floresta tropical aparece diante dela.


Sole Mio

2019 | 22 min 48 segundos l Direção: Maxime Roy


Daniel tenta lidar da melhor maneira possível com o desespero da mãe que permanece sem notícias do seu pai. Quando este último volta para casa na véspera de sua operação para se tornar mulher, Lisa, ele tem que forçar o pai a finalmente dizer a verdade.


Filles bleues, peur blanche

2019 | 9 min 53 segundos l Direção: Lola Halifa-Legrand e Marie Jacotey


Marie Jacotey e Lola Halifa-Legrand assinam uma primeira comédia dramática que questiona as fantasias dos nossos medos nas relações de casais: um filme de animação feminista e contundente, composto por magníficas ilustrações a lápis de cor.


*Apropriado para todas as idades com advertência


Motus

2020 | 17 min 44 segundos l  Direção: Elodie Wallace;


Alice se perde no labirinto de um hospital, movida pela urgência de acertar contas com o seu ex-agressor, prestes a morrer.  Uma corrida para finalmente verbalizar os seus males.


Empty Places

2020 | 8 min 28 segundos l Direção: de Geoffroy de Crécy; "Clebs", documentário de Halima Ouardiri;


Geoffroy de Crécy imagina um mundo hipnótico onde, em supermercados, aeroportos, escritórios, boates, desapareceram todos os vestígios humanos.Produzido antes do confinamento global, Lugares Vazios é uma ode à melancolia das máquinas.


Clebs

2019 | 18 min l Direção: Halima Ouardiri


Documentário com fotografia espetacular, Cães nos mostra o cotidiano de 750 animais recolhidos em um canil no Marrocos e propõe ao espectador uma reflexão sobre a monotonia da vida dessa comunidade no cativeiro em um contexto de crise migratória.


Friend of a Friend

2019 | 13 min 32 segundos l Direção: Zachary Zezima (Animação)


Um jovem é agredido sexualmente. Ele sequestra, pune e depois torna-se amigo do próprio agressor. Ele se confronta ao seu passado e aos seus impulsos sexuais ambíguos. Entre ficção, autoficção e sonho, Amigo de um Amigo abre o debate sobre os maus tratos, suas motivações e implicações.


Miss Chazelles

2019 | 20 min 53 segundos l Direção: Thomas Vernay


Clara e Marie são rivais. Clara é a segunda colocada, enquanto que Marie ganha o famoso prêmio Miss Chazelles-sur-Lyon. À medida que aumenta a tensão entre os amigos de Clara e a família de Marie no vilarejo, as duas jovens parecem ter um relacionamento ambíguo.


Un lynx dans la ville

2019 | 7 min 10 segundos l Direção: Nina Bisyarina;


Um curioso lince deixa a floresta, atraído pelas luzes da cidade vizinha. Ele se diverte muito lá e se adormece no meio de um estacionamento. De manhã cedo, os habitantes surpresos encontram esse estranho animal coberto de neve.


Maestro

2019 | 1 min 49 segundos l Direção: Illogic


No meio de uma floresta, um grupo de animais selvagens se lança em uma ópera noturna liderada por um esquilo.


o28

2019 | 5 min 9 segundos l Direção:  Otalia Caussé, Geoffroy Collin, Louise Grardel, Antoine Marchand, Robin Merle e Fabien Meyran (animação)


Em Lisboa, um casal de turistas alemães está prestes a embarcar no lendário bonde elétrico nº 28, mas como reagir quando os freios não funcionam e se embarca numa viagem vertiginosa com um bebê a bordo?


Le Spectacle de maternelle

2019 | 8 min 3 segundos l  Direção: Loïc Bruyère


Em um teatro, a professora coruja tenta apresentar o show do maternal de fim de ano. Infelizmente para ela, o espetáculo não acontecerá como previsto, pois peripécias ocorrerão, antes mesmo que a cortina possa se abrir.


Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.

Veja também

plano sp
CORONAVÍRUS

Estado de São Paulo regride no Plano de Flexibilização Econômica

Todo território paulista passa para a fase vermelha aos finais de semana

22/01/2021 - São Paulo

são paulo para crianças
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Confira as dicas do São Paulo para crianças deste fim de semana

Playcenter Family, Parque do Povo e muito mais!

22/01/2021 - São Paulo

luciana mello
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Luciana Mello completa 42 anos: confira os principais sucessos da cantora

“Simples Desejo” e “Prazer e Luz” são alguns dos destaques da lista

22/01/2021 - São Paulo