CIDADE

Prefeitura de SP autoriza retorno das aulas presenciais no dia 1º de fevereiro

Escolas de todas as redes poderão operar com 35% da capacidade

Por: Vanessa Rabello
14/01/2021 - São Paulo

volta as aulas

A Prefeitura de São Paulo autorizou, nesta quinta-feira (14), o retorno das aulas presenciais na cidade a partir do dia 1º de fevereiro. O anúncio foi feito pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, juntamente com o secretário de Educação, Fernando Padula e pelo vice-prefeito, Ricardo Nunes, durante coletiva de imprensa da gestão municipal.


As escolas de toda a rede de ensino poderão operar com 35% da capacidade. Na rede municipal, o retorno dos alunos será feito no dia 15 de fevereiro, já as particulares, tem autorização para iniciar antes, se assim desejar.


"Na rede privada, cada escola vai definir a partir do dia 1º como será o seu retorno, se quer fazer igual a rede municipal, ter um planejamento e então retomar, ou se quer já começar imediatamente", afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.


De acordo com Minéia Fratelli, secretária-adjunta de Educação, os 15 primeiros dias serão usados para acolhimento dos professores e preparação das escolas e a presença dos alunos não será obrigatória.


As Unidades Básicas de Saúde farão o acompanhamento das crianças, educadores e pais durante o processo de retorno na rede municipal. A gestão ainda destaca que vai selecionar algumas instituições para fazer um monitoramento mais detalhado, que será usado como balizamento dos índices de contaminação em cada região da capital.


Na última terça-feira (12), o consórcio que reúne sete prefeituras do ABC paulista decidiu que a volta presencial nas escolas só deve acontecer no dia 18 de fevereiro na rede particular e em 1º de março na rede pública. A condição é que o calendário estadual de vacinação contra a Covid-19 realmente comece no dia 25 de janeiro.


Ontem, o governador João Doria, o secretário de estado da Educação, Rossieli Soares e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, apresentaram aos 645 prefeitos do território paulista os detalhes da volta às aulas presenciais a partir de 1º de fevereiro na rede pública estadual.


No encontro online também foi anunciado investimento de R$ 80 milhões para o programa de ampliação de oferta de vagas em creches escolares.


A gestão estadual autorizou a abertura das escolas em todas as fases do Plano São Paulo, obedecendo aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

Veja também

Bruno Mars Maroon 5 Paralamas do Sucesso Justin Bieber Jão
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Bruno Mars, Maroon 5 e Paralamas do Sucesso lançam clipes inéditos

Jão e Justin Bieber também divulgaram novos hits

05/03/2021 - São Paulo

Pets Comedouros Elevados
PETS

Entenda a importância dos comedouros elevados para pets

Inclinação ao se alimentar provoca uma sobrecarga nas articulações

05/03/2021 - São Paulo

Pato Fu
CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Paulo Para Crianças: Pato Fu apresenta show online no Diversão em Cena ArcelorMittal

Banda utiliza instrumentos musicais de brinquedo e em miniatura para o show

05/03/2021 - São Paulo