CULTURA & ENTRETENIMENTO

Relembre algumas canções vencedoras do Oscar

Melhor Canção Original é uma das categorias mais cobiçadas da premiação

Por: Yuri Sena
07/04/2021 - São Paulo

Oscar Phil Collins e Dean Pitchford Lady Gaga

Previsto para o dia 25 de abril, o Oscar está chegando e, para entrar no clima, vamos relembrar algumas canções que arremataram um dos títulos mais desejados do mundo. Embora a premiação seja um evento dedicado ao cinema, ser contemplado com uma estatueta pela categoria de Melhor Canção Original é um dos grandes privilégios que um artista pode ter. 


O Oscar também dá espaço para reconhecer as melhores produções musicais presentes nas trilhas sonoras dos filmes mais badalados do meio cinematográfico. 


Desde 1935, a categoria elege a melhor música escrita e produzida especialmente para um longa-metragem. Pensando nisso, separamos algumas produções que conquistaram o prêmio, e deixaram sua marca na história cinematográfica e musical. 


1985 - “I Just Called to Say I Love You” - A Dama de Vermelho



Presente no longa “A Dama de Vermelho”, a faixa “I Just Called to Say I Love You” foi interpretada e escrita por Stevie Wonder. Para ser eleita a melhor canção original de 1985, a faixa superou nomes como Phil Collins e Dean Pitchford. 



1986 - Say You, Say Me” - “White Nights”



Em 1986, uma das faixas mais conhecidas de Lionel Richie, “Say You, Say Me”, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com o filme “White Nights”. A faixa, que foi gravada e composta por Lionel, concorria com outra canção do mesmo filme e artista: “Miss Celie’s Blues”.



2013 – “Skyfall” – 007 – Operação Skyfall



Adele levou o Oscar em 2012 pela música composta para 007 – Operação Skyfall, “Skyfall”, marcando a primeira vez que um filme da franquia de James Bond ganhava o Oscar, e a primeira indicada desde 1982, com “For Your Eyes Only”. A música, composta pela cantora em parceria com seu produtor Paul Epworth, foi cantada ao vivo pela primeira vez na cerimônia do 85º Oscar. 



2015 – “Glory” – Selma



Em 2015, foi Selma que levou o Oscar de melhor canção, pela composição de John Legend, Common, e Rhymefest, “Glory”. Ao agradecer o prêmio, John Legend fez um discurso emocionado, dizendo: “Nós escrevemos essa música para um filme que foi baseado em eventos de 50 anos atrás, mas nós dizemos que Selma é atual porque a luta por justiça continua até hoje”. 



2017 – “City Of Stars” – La La Land



No inesquecível Oscar do ano passado, La La Land pode não ter levado melhor filme, mas levou, pelo menos, o prêmio de melhor música, pela “City Of Stars”. Composição de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul, além disso a faixa levou o Golden Globe, o Critics Choice e diversos outros prêmios da indústria musical.



2019 - “Shalow” - Nasce uma Estrela 



Shallow" é uma canção gravada pela cantora, compositora e atriz norte americana Lady Gaga e pelo ator e diretor Bradley Cooper para o filme “Nasce uma Estrela”. Lançada em 27 de setembro de 2018, a canção é vencedora do Oscar, Globo de Ouro e 2 Grammys, além de ter atingido a posição número 1 da Billboard Hot 100.



2020 - “(I'm Gonna) Love Me Again” - Rocketman 



(I'm Gonna) Love Me Again conquistou a estatueta dourada na categoria Melhor Canção Original. A faixa foi composta pelo próprio Elton John e seu parceiro de carreira de longa data, Bernie Taupin, para o filme Rocketman. A canção alcançou a 12º posição na disputada top 100 da Billboard.  



Leia Mais: 6 estreias nos streamings em abril

Veja também

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades
CORONAVÍRUS

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades

Gestão também informou sobre a imunização de funcionários do setor de transporte

20/04/2021 - São Paulo

imagem divulgação
ALPHA SOCIAL

Ação da Cidadania ajuda mais de 22 milhões de brasileiros

ONG já distribuiu 45 mil toneladas de alimentos

20/04/2021 - São Paulo

Enxaqueca: saiba como lidar
WELLNESS

Enxaqueca: saiba como lidar

Dores de cabeça frequentes atingem cerca de 30 milhões de brasileiros

20/04/2021 - São Paulo