WELLNESS

Saiba como melhorar o seu rendimento trabalhando em casa

Ser multitarefa e falta de descanso podem prejudicar a produtividade

Por: Nicole Defillo
23/03/2021 - São Paulo

home office

Neste momento em que muitas pessoas estão trabalhando em home office, é preciso ter muito cuidado para não confundir os ambientes, trabalhar por mais tempo ou realizar muitas tarefas pessoais durante o expediente. 


Além disso, é preciso "ter jogo de cintura" para não ser afetado pelas diversas distrações que tendem a tirar o foco e que diminuem a sua produtividade, como o barulho da obra do vizinho, os pets, os filhos entre tantos outros. Devido a isso, é preciso definir prioridades e criar uma disciplina para conduzir o dia de forma mais calma e organizada. 


Mas, para isso, existem algumas atitudes que, à primeira vista, parecem ser positivas, mas podem te atrasar durante a rotina. Confira:


1- Tentar sempre ser multitarefa: realizar muitas atividades ao mesmo tempo fará com que você se estresse mais e deixe passar alguns detalhes importantes. Além de, muitas vezes, interromper um processo criativo para começar outro, fazendo com que o raciocínio inicial seja perdido. 


2- Falta de descanso: trabalhar por muitas horas consecutivas com o cérebro focado na mesma tarefa, tende a diminuir a produtividade. Por isso, alongamentos, músicas e livros podem ser ótimos aliados em um dia muito atarefado.


3- Distrações externas: cada acesso a uma rede social ou ligação atendida durante o desenvolvimento de uma tarefa rouba seu foco e exige que volte da estaca zero da construção do seu raciocínio.


4- Perfeccionismo: durante este período, é indiscutível que as tarefas precisam ser executadas da melhor maneira possível, contudo é preciso estar atento para confundir a essência da excelência com perfeição exagerada.


Porém, se você deseja mudar essa realidade e se tornar mais disciplinado e focado, o que pode te ajudar a melhorar sua performance, são alguns passos simples que com organização podem ser adequados a diferentes rotinas: 


- Selecione uma tarefa por vez e, só inicie a próxima ao terminar a que já está em andamento. 


- Desconecte-se de todas as formas de distração, como redes sociais, notificações do celular e televisões.


- Cronometre a tarefa e a execute por no máximo em 30 minutos seguidos.


- Faça uma pausa de 5 a 10 minutos para melhorar a oxigenação do cérebro quando se sentir sobrecarregado e cansado. 

Veja também

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades
CORONAVÍRUS

Governo de SP anuncia vacinação para grupo de comorbidades

Gestão também informou sobre a imunização de funcionários do setor de transporte

20/04/2021 - São Paulo

imagem divulgação
ALPHA SOCIAL

Ação da Cidadania ajuda mais de 22 milhões de brasileiros

ONG já distribuiu 45 mil toneladas de alimentos

20/04/2021 - São Paulo

Enxaqueca: saiba como lidar
WELLNESS

Enxaqueca: saiba como lidar

Dores de cabeça frequentes atingem cerca de 30 milhões de brasileiros

20/04/2021 - São Paulo