NOTÍCIAS

Saiba quais são os mitos e verdades sobre a gordura

Azeite de oliva pode ser um substituto mais saudável na cozinha

Por: Nicole Defillo
12/01/2021 - São Paulo

gorduras

O consumo de gorduras ruins e das gorduras boas é um assunto muito recorrente quando se pensa em nutrição e alimentação saudável. Quando pensamos neste tópico, o primeiro conceito que vem à mente é a famosa gordura saturada, não é mesmo?


Contudo, além da gordura saturada, existem outros tipos que estão presentes, de forma natural ou artificial, nos alimentos que consumimos em nosso dia a dia, como as gorduras trans e as insaturadas. Vale lembrar que, nem todo lipídio é prejudicial à saúde, e incluí-los em pequenas porções nas refeições pode ajudar o organismo a absorver determinados nutrientes. 


Além disso, a gordura também pode ser considerada como uma fonte de energia alternativa, que proporciona ácidos graxos, essenciais para o bom funcionamento do corpo, e vitaminas, como A e D. 


Mas, qual devemos ingerir e quais devemos abolir de nossa dieta? De acordo com NHS Choices, site do serviço nacional de saúde da Grã Bretanha, o ideal é que cada um diminua o consumo de comidas que são ricas em gorduras saturadas, como chocolates, manteigas e carnes de porco. 


Segundo a British Dietetic Association, a maioria das pessoas consomem gordura saturada cerca de 20% a mais do que o máximo recomendado. Atualmente, é indicado pelo Departamento de Saúde da Grã-Bretanha que os homens não comam mais de 30g de gordura saturada por dia e as mulheres não podem ultrapassar mais do que 20g diariamente. 


O que muitos não sabem é que uma dieta rica em gordura saturada tende a aumentar os níveis do famoso "colesterol ruim" ao longo do tempo, elevando o risco de doenças cardiovasculares. Dito isso, é importante lembrar que, segundo a Organização Mundial de Saúde, 30% das causas de morte no mundo, são em decorrência de doenças deste tipo, como infarto do miocárdio e hipertensão.  


Outra curiosidade é que uma dieta composta por gorduras insaturadas pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue e aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade, também conhecido como bom colesterol (HDL). Os alimentos indicados são: salmão, chia, abacate, queijos, ovos, chocolate amargo e oleaginosas. Mas, atenção: é importante ter em mente que qualquer comida quando consumida em excesso pode ser prejudicial à saúde. 


A British Heart Foundation afirma que ingerir duas porções de peixes por semana é o ideal, uma vez que é um alimento rico em ômega-3. A instituição também recomenda o consumo de uma pequena quantidade de gordura monoinsaturada, facilmente encontrada no azeite oliva, abacate e nas nozes, já que ela ajuda a manter o nível do colesterol bom.


Com relação à gordura trans, é preciso ficar atento, já que ela pode ser encontrada em alimentos, como carne e produtos derivados de leite. É sempre importante frisar que elas são feitas artificialmente através de um processo de hidrogenação do óleo, conhecido como "gordura hidrogenada".


Além das carnes e derivados de leite, ela pode ser encontrada em alimentos processados, como salgadinhos e bolachas, visto que, normalmente, a gordura trans é utilizada para conservar por mais tempo um alimento que está sendo vendido na prateleira do supermercado.


Uma dieta que consiste em um teor mais alto de gordura trans pode levar ao aumento do colesterol LDL no sangue, aumentando o risco de doenças, como AVC e insuficiência cardíaca. Contudo, o NHS Choice afirma que é mais importante para o nosso organismo a redução da gordura saturada do que a diminuição da quantidade de gordura trans ingerida.


Lembre-se: antes de iniciar qualquer dieta, consulte-se com um médico, nutricionista ou nutrólogo.


Veja mais: Dia Mundial da Alimentação trata sobre qualidade de vida e hábitos saudáveis

Veja também

plano sp
CORONAVÍRUS

Estado de São Paulo regride no Plano de Flexibilização Econômica

Todo território paulista passa para a fase vermelha aos finais de semana

22/01/2021 - São Paulo

são paulo para crianças
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Confira as dicas do São Paulo para crianças deste fim de semana

Playcenter Family, Parque do Povo e muito mais!

22/01/2021 - São Paulo

luciana mello
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Luciana Mello completa 42 anos: confira os principais sucessos da cantora

“Simples Desejo” e “Prazer e Luz” são alguns dos destaques da lista

22/01/2021 - São Paulo