Suplementos alimentares naturais: como e quando usar

Suplementos naturais são substâncias fabricadas da forma mais natural possível, ou seja, contendo um menor nível de processamento, sem adição de conservantes e maior teor de nutrientes quando comparados aos suplementos sintéticos. Mas, você sabe quando e como eles podem ser usados?

De acordo com Juliana Pizzocolo, coordenadora da equipe de nutrição doa hospitais de campanha de São Caetano do Sul, os suplementos são utilizados para complementar o que o indivíduo não está conseguindo consumir através da alimentação.

Contudo, é necessário ressaltar que existem dois tipos de suplementos alimentares: naturais e sintéticos. “A principal diferença entre eles é que os sintéticos são aqueles feitos tendo em sua composição, além da matéria prima, a adição de substâncias para melhorar a durabilidade do produto. Já os naturais não possuem a adição de substâncias fabricadas em laboratórios e, com isso, eles conseguem manter as características naturais do produto”.

Segundo Cinthya Martins, nutricionista esportiva, não existe uma idade certa para iniciar a utilização dos suplementos, porém é recomendado que o consumo seja feito após 6 meses de atividade física, no caso de esportistas, ou após a realização e análise de exames laboratoriais.

A profissional ainda ressalta: “É preciso estar atento para não fazer o uso em excesso, uma vez que essa ação poderá prejudicar os órgãos responsáveis por regular o metabolismo, como rins e fígado”.

Além disso, segundo Juliana e Cinthya,  os pacientes devem redobrar os cuidados na hora das indicações de suplementos, uma vez que apenas médicos e nutricionistas são profissionais aptos para realizar uma avaliação completa nesta área.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados