O rádio no Brasil tem uma rica história com muitos momentos marcantes que refletem tanto a evolução da tecnologia quanto o impacto social e cultural do meio. Veja abaixo uma lista com oito marcos e fatos sobre o rádio brasileiro.
Primeira transmissão no Brasil (1922)
O marco inicial das transmissões radiofônicas no Brasil é considerado a transmissão da fala do presidente Epitácio Pessoa na Exposição do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1922.
Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (1923)
Criada pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto (1884-1954), a Rádio Sociedade foi a primeira emissora do país, dedicada à educação e à cultura.
![Foto do carioca Edgard Roquette-Pinto, pai da radiodifusão no Brasil, na Rádio Sociedade.](https://alphafm.com.br/wp-content/uploads/2025/02/roquette-pinto-_1_-300x157.png)
A Era de Ouro do Rádio (décadas de 1930 a 1950)
Caracterizada pela popularização das radionovelas, programas de auditório e a participação de grandes artistas, como Cauby Peixoto (1931-2016) e Emilinha Borba (1923-2005), essa época consolidou o rádio como o principal meio de comunicação e entretenimento do Brasil.
O Repórter Esso (1941-1968)
Um dos mais célebres programas jornalísticos do rádio brasileiro, conhecido pelo bordão “Testemunha ocular da história”, que trouxe cobertura precisa e ágil dos acontecimentos nacionais e internacionais. Era transmitido pelas rádios Nacional, Globo, Record e Tupi.
Primeiro jogo de futebol transmitido ao vivo (1931)
A transmissão do jogo entre Flamengo e Fluminense, feita pela Rádio Mayrink Veiga, foi um marco que popularizou ainda mais o rádio entre os apaixonados por futebol. A primeira Copa do Mundo ouvida pelos brasileiros pelo rádio foi a de 1938, na França.
Transmissão da notícia do suicídio de Getúlio Vargas (1954)
A cobertura intensa e ao vivo do acontecimento, incluindo a leitura da famosa carta-testamento de Vargas, exemplificou o poder do rádio em noticiar eventos impactantes.
Movimento das Diretas Já (1984)
O rádio desempenhou um papel fundamental na divulgação e mobilização durante a campanha por eleições diretas para presidente do Brasil. A voz dos comícios das Diretas foi o locutor esportivo Osmar Santos.
A transição para a digitalização e internet (anos 2000)
A adaptação para os novos tempos com a migração para plataformas digitais, como o Youtube, e a introdução de rádios online marcaram um novo capítulo na história do rádio, ampliando seu alcance e acessibilidade.