Kate Bush é um dos maiores nomes do pop. Na ativa desde a década de 1970, a britânica influenciou uma série de outros artistas com seu som experimental. Nomes como St. Vincent, Björk e Radiohead estão entre aqueles que acabaram inspirados pela cantora que, nesta terça-feira (30), completa 66 anos.
Apesar de nos últimos anos permanecer afastada dos holofotes, ela vivenciou um ressurgimento na mídia quando, em 2022, a faixa “Running Up That Hill” apareceu na quarta temporada da série “Stranger Things”, da Netflix. Lançada como primeiro single do álbum “Hounds of Love” (1985), a música fala sobre um relacionamento com problemas.
Pensando nisso, separamos cinco curiosidades a respeito do sucesso. Confira abaixo:
Inicialmente, a faixa tinha o título de “Deal With God”
Conforme o jornal Irish Times, de início, a canção recebeu o título de “Deal With God” – em tradução livre, “um trato com Deus”. No entanto, a gravadora ficou preocupada que a faixa não tocasse nas rádios diante do nome sensível. Por isso, a cantora o alterou. Ainda assim, em locais como as plataformas digitais, aparece com a grafia “Running Up That Hill (Deal With God)”.
Hit apareceu na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012
Para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a canção ganhou um remix especial e integrou coreografia. Confira abaixo:
Canção fez parte da trilha sonora da série “Stranger Things”
Como mencionado, a série “Stranger Things” exerceu papel fundamental na nova onda de sucesso da faixa. Não é à toa que, após a produção, “Running Up That Hill” voltou às paradas. Em junho de 2022, tornou-se a canção mais ouvida mundialmente na plataforma Spotify. Um ano mais tarde, alcançou 1 bilhão de reproduções no streaming.
Cantora já apresentou música ao lado de David Gilmour
Kate Bush já cantou “Running Up That Hill” ao lado de David Gilmour, eterno guitarrista e vocalista do Pink Floyd. Em 1987, apresentaram a faixa juntos durante show em Londres, na Inglaterra. Aliás, o instrumentista ajudou a estrela a conseguir um contrato com a gravadora EMI no início da carreira.
Placebo regravou o sucesso em 2007
Em 2007, o Placebo regravou a canção para um álbum de covers. Sobretudo, os músicos são grandes fãs da britânica.
“Meu primeiro contato com Kate Bush foi com o vídeo de ‘Babooshka’ quando eu era pré-adolescente. Nunca tinha visto nada parecido. Fiquei completamente cativado por aquela linda mulher que tinha tanto carisma e parecia tão única. Então eu descobri que meu irmão mais velho tinha o álbum ‘The Kick Inside’, então ouvi faixas como ‘The Man With the Child in His Eyes’ e ‘Wuthering Heights’”, contou o líder Brian Molko ao The Guardian.