6 músicas que Paul McCartney e John Lennon compuseram para outros artistas

É impossível falar sobre música sem lembrar da icônica banda The Beatles. Até hoje, em 2024, ela é lembrada por revolucionar o cenário musical e é reconhecida como um dos mais importantes grupos de rock do mundo. Por trás de tanto sucesso, estavam as letras perspicazes e inesquecíveis de Paul McCartney e John Lennon. Inclusive, nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, Lennon faria 84 anos.

Dessa maneira, juntos, os artistas compuseram grandes hits como “Eleanor Rigby”, “Yellow Submarine”, “Drive My Car” e muitos outros. Aliás, as faixas feitas pelos dois levavam um crédito especial, o inesquecível Lennon-McCartney.

No entanto, a influência destes músicos na indústria ultrapassa as canções dos Beatles. John e Paul também compuseram músicas para diversos grupos e cantores. Confira seis faixas que os eternos Beatles fizeram para outros artistas como dupla, enquanto ainda estavam na banda e em suas carreiras solo, conforme publicado pela American Songwriter.

“I Wanna Be Your Man” – Rolling Stones

Originalmente, “I Wanna Be Your Man” foi lançada como single pela banda britânica Rolling Stones, em 1963. Contudo, foi Paul McCartney quem começou a compor a letra e John Lennon a finalizou. Aliás, mais tarde naquele ano, os Beatles adicionaram a canção no álbum “With The Beatles”.

A gravação dos Stones foi o primeiro hit do conjunto no top 20 do UK Music Charts, parada musical britânica. Na época, a música chegou à 12ª posição.

“Come and Get It” – Badfinger

“Come and Get It” é uma produção apenas de Paul McCartney. O artista a escreveu em 1969, para o filme “Um Beatle No Paraíso”, estrelado por seu outro colega de banda, o baterista Ringo Starr. Porém, foi o grupo Badfinger quem ficou responsável pela interpretação da faixa. Inclusive, ela também fez sucesso e parou na sétima posição da Billboard Hot 100, lista que elenca as músicas mais ouvidas nos Estados Unidos.

“I’ll Keep You Satisfied” – Billy J. Kramer e The Dakotas

Em 1963, McCartney e Lennon foram responsáveis por mais um hit, dessa vez para o cantor Billy J. Krammer e a banda The Dakotas. Assim, a canção estourou no Reino Unido e disparou nas paradas musicais, chegou ao quarto lugar UK Music Charts, onde ficou por treze semanas. Surpreendentemente, a música foi desbancada por “She Loves You”, dos Beatles, uma composição também da dupla Lennon-McCartney.

“I’m The Greatest” – Ringo Starr

“I’m The Greatest” integra o terceiro álbum de estúdio de Ringo Starr, lançado em 1973, e é escrita por John Lennon. Todavia, a conexão com os Beatles não para por aí: todos os ex-integrantes da banda, Lennon, McCartney, George Harrison e Ringo, tocaram na faixa. Esta foi a única vez que os músicos trabalharam juntos após a ruptura do grupo.

O título é inspirado em uma frase falada pelo lutador Muhammad Ali. De acordo com Lennon, a música era perfeita para Ringo. “Ele podia dizer ‘Sou o melhor’ [I’m the greatest, em português] e as pessoas não ficariam incomodadas.”

“Woman” – Peter & Gordon

A dupla Lennon-McCartney escreveu uma série de faixas para o dueto Peter e Gordon, como “Nobody I Know”, “I Don’t Want To See You Again” e “Woman”. Porém, Paul e John decidiram lançar esta última, em 1966, sob o pseudônimo de Bernard Webb. A faixa foi bem sucedida e chegou ao número 14 da Billboard Hot 100.

“Fame” – David Bowie

Por fim, talvez você não saiba, mas o primeiro grande sucesso de David Bowie nos Estados Unidos teve a participação de John Lennon. Dessa maneira, a canção está presente no nono álbum de Bowie, “Young Americans”, de 1975. Além do eterno Beatle e do dono de “Heroes”, o guitarrista Carlos Alomar também é responsável pela composição. Assim, os fãs amaram a colaboração, que ficou no topo da Billboard Hot 100 e continua um clássico até hoje.

 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados