Para além da carreira de sucesso como guitarrista e cantor, Eric Clapton tem outro feito marcante em seu currículo. Em 1999, o músico idealizou festival Crossroads Guitar Festival que, diante da repercussão, continua acontecendo e arrastando multidões.
O intuito por trás do evento é arrecadar recursos para o Crossroads Center. Em suma, o local é um centro de reabilitação fundado pelo próprio em Antigua, uma ilha no Mar do Caribe. Assim, artistas sobretudo do blues, country, rock e bluegrass reúnem-se para a celebração anualmente.
Após a pandemia, Clapton passou a ver o festival como uma “necessidade” devido ao período difícil enfrentado por tantas pessoas. Em entrevista divulgada em seu canal oficial, ele não só mencionou o tópico, como relembrou suas memórias favoritas envolvendo a criação:
“Eu acho que o primeiro festival em Dallas foi o mais marcante porque o lugar acabou cercado por tantas coisas, tínhamos raios por todas as partes e eles pararam no fim de semana e voltaram justamente para o show final. Tivemos que desmontar tudo antes que o vento destruísse o palco.”
Até hoje, o festival aconteceu em 1999, 2004, 2007, 2010, 2013, 2019 e 2023, em diferentes locais. Em sua edição mais recente, chegou em Los Angeles, California, e contou com nomes como Joe Bonamassa, Eric Gales, Vince Gill, Buddy Guy, H.E.R., ZZ Top, além do próprio Clapton, no line-up.
Eric Clapton no Brasil
Antes de subir ao palco do grandioso Allianz Parque, no dia 29 de setembro, Eric Clapton tocará, na véspera, na Vibra São Paulo, para cerca de 7 mil admiradores. Ambas as datas seguem com ingressos disponíveis na Livepass.
Aliás, a agenda de shows, com a abertura de Gary Clark Jr., integra a turnê comemorativa aos 60 anos de carreira do músico. E não é só a capital paulista que faz parte da rota. Curitiba, no dia 24 de setembro, na Ligga Arena (Arena da Baixada); além do Rio de Janeiro, no dia 26 de setembro, na Farmasi Arena, integram o itinerário.
Surpreendentemente, essas serão as primeiras apresentações do artista no país em mais de uma década: a última passagem por aqui aconteceu em 2011, quando fez dois shows na cidade maravilhosa, uma apresentação em São Paulo e outra em Porto Alegre. Anteriormente, Clapton já havia estado no Brasil em 1990 e em 2001.