Alanis Morissette: a história de “Ironic”, hit lançado pela cantora

Recentemente, artista cantou a faixa ao lado da pequena filha Onyx, durante show em Nashville, Tennessee

Alanis Morissette recentemente surpreendeu os fãs ao cantar o hit “Ironic” ao lado de sua pequena filha. Onyx, de apenas 8 anos de idade, subiu ao palco durante show em Nashville, Tennessee, no último domingo (23), especialmente para o dueto com a mãe em comemoração ao seu oitavo aniversário.

Em suma, a faixa faz parte do álbum “Jagged Little Pill” (1995), saindo como terceiro single do disco. A cantora assinou a composição ao lado do produtor Glen Ballard e tinha como proposta elencar situações, em tese, irônicas da vida – como uma chuva no dia do casamento ou um engarrafamento num dia de atraso.

Conforme a Far Out Magazine, Alanis e Glen conheceram um ao outro em 1994, quando ela saiu do Canadá e mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos. Juntos, escreveram 20 músicas, sendo que 12 entraram no álbum.

No caso, “Ironic” tornou-se uma das primeiras faixas finalizadas. Ao Spotify, o produtor relembrou a respeito do processo:

“Tudo começou com um almoço. Lembro dela dizendo algo como: ‘não seria irônico um velho ganhar na loteria e morrer no dia seguinte?’ Estávamos revigorados com esse pensamento quando entramos no estúdio dez minutos depois. Esse foi o início da verdadeira magia entre nós.”

À época, a criação gerou debate, visto que nem todas os momentos citados encaixariam no conceito de ironia. Ainda assim, a estrela não ficou incomodada, como pontuou

“Me encheram o saco por 20 anos por ter empregado o termo errado. Acho que as pessoas tiveram muitos problemas com minha estupidez ou com a de Glen e minha falta de preocupação em ser perfeita. Eu vejo palavras como uma pintura, então brinco com elas. Eu uso palavras que não existem no dicionário, então para nós o principal era fazer um ao outro rir e pensar e sentir.”

“Ironic”, de Alanis Morissette, nos últimos anos

Em 2015, para o programa de James Corden, a cantora apresentou uma versão “atualizada” de Ironic. Na nova letra, abordou problemas da sociedade atual, desde encomendas atrasadas aos lançamentos incontáveis da Apple.

Aliás, atualmente, a faixa é utilizada nos shows para homenagear Taylor Hawkins, saudoso baterista do Foo Fighters que excursionou com a cantora nos anos 1990. Durante a performance, imagens do músico preenchem as telões, como também, ao final, uma dedicatória especial.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados