Chico César e Zeca Baleiro: parceria chega ao festival Turá

Em 1991, na cidade de São Paulo (SP), o paraibano Chico César conheceu o maranhense Zeca Baleiro. Assim, quando Baleiro chegou a capital paulista, ele logo fez amizade com seu companheiro.

A relação rapidamente se transformou em parceria musical, sendo apresentada em 1995 com a gravação de “Pajelança”. Aliás, uma música de Baleiro e Chico, com Tata Fernandes, no álbum da cantora “Vange Milliet”. Posteriormente, ao longo da segunda metade da década de 1990, a parceria produziu músicas como “Mandela” (1996) e “Pedra de responsa” (1996). Entretanto, foi só em 2020 que eles ganharam um maior destaque, durante o isolamento social devido a Covid-19.

Chico César e Zeca Baleiro solidificam a parceria

De maio de 2020 até o início de 2021, os compositores criaram juntos mais de 20 músicas. Em suma, explorando gêneros variados como balada, reggae, rock e xote.

A grande quantidade de faixas inéditas resultantes dessa colaboração inspirou a ideia de gravar um álbum conjunto de Chico e Baleiro. Um disco com ambos os artistas, mesclando seus estilos.

Em agosto, o projeto começou a se concretizar. Foi quando os artistas, acompanhados do produtor musical Swami Jr., começaram a trabalhar em dez músicas escolhidas entre as mais de 20 composições que expandiram a parceria durante a pandemia.

Duas delas, “Lovers” e “Respira”, chegaram em um single duplo, disponível nas plataformas de música a partir de maio de 2021. Assim, apresentando e anunciando oficialmente o álbum colaborativo de Chico César e Zeca Baleiro, que também deu início para mais projetos futuros da dupla.

“Concretiza-se assim o encontro de três décadas. Parece que demorou mas tudo tem seu tempo, o período de maturação. A pandemia, de certo modo, veio nos dizer da necessidade de estar perto das pessoas com as quais nos identificamos e nos vinculamos em ética e estética. Claro que tematizamos a pandemia mas também fizemos canções que poderiam ter sido geradas em qualquer momento e falam de outras coisas, assuntos perenes em nós. Zeca Baleiro é o parceiro na desconstrução da imagem estereotipada do Nordeste, a companhia que me faltava e chegou para me estimular nesse caminho. Música urbana, suburbana e rural em nossa marmita”, afirma Chico César.

Juntos no Turá

Agora em 2024, está parceria ganha ainda mais prestígio com o show deles no Festival Turá, no final de junho. Acima de tudo, a performance promoverá o mais novo disco em conjunto deles, “Ao Arrepio da Lei”, que é uma continuação da obra iniciada no final de 2021. Aliás, esse ano já contou e ainda vai contar com diversos shows com a nova safra de faixas deles. 

Eles vão percorrer as principais capitais do País, como Recife, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. 

A turnê do álbum colaborativo “Ao Arrepio da Lei” chega ao palco do Turá no sábado, dia 29 de junho, no Parque Ibirapuera. O repertório contará com músicas inéditas do disco, além dos sucessos atemporais desses dois ícones da música brasileira. 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados